quinta-feira, 29 de outubro de 2020

“Adquirimos conhecimento e uma maior consciência sobre os cuidados que realmente devemos ter com o meio ambiente e, dessa forma, melhorarmos a qualidade do nosso trabalho que depende da natureza preservada”. O relato consciente é do condutor de embarcações, Robson de Sousa, de 43 anos, um dos profissionais ligados ao trade turístico do município de Raposa, contemplados pelo curso de Sensibilização Ambiental para Condutores de Passeio, realizado nesta terça-feira, 27, e quinta-feira, 29, pela Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (SETUR-MA) em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, destacou a parceria realizada entre Setur e Sema e o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado no campo das capacitações voltadas para o turismo.

“Estamos trabalhando sempre na melhoria dos nossos serviços turísticos e ofertamos um portfólio de cursos oferecidos ao trade dos nossos polos turísticos. Queremos usar essa expertise para contribuir com esse diagnóstico, adequar e melhorar ainda mais o conteúdo oferecido aos profissionais do turismo” pontuou o secretário.

Durante os dois dias, técnicos da Superintendência de Qualificação Profissional da Setur (MA) e da Sema, ministraram o curso de Sensibilização Ambiental para Condutores de Passeio no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Raposa. Os profissionais do meio turístico da cidade discutiram sobre os problemas ambientais decorrentes do descarte inadequado do lixo e de outros dejetos na natureza, além de conhecer suas consequências e impactos diretos na cidade e no turismo da região, em decorrência da degradação da natureza.

A temática do curso de sensibilização teve como objetivo conscientizar os profissionais do trade sobre as práticas e o manejo do uso humano da natureza, além de evidenciar a importância da correta postura profissional e de comportamento dos condutores de passeios em relação a coleta e descarte correto do lixo realizado pelos visitantes durante os passeios.

Para o Superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, Fernando Campelo, a atividade de sensibilização do trade Turístico foi uma ação baseada no atual contexto de pandemia, onde os visitantes estão procurando lugares próximos de seus locais de origem para prática do Ecoturismo, como é o caso de Raposa.

“Diante desse contexto, a nossa preocupação, enquanto gestores públicos do turismo, é em relação à gestão dos resíduos sólidos e dos afluentes da região, pois é de nosso interesse e também dos profissionais que atuam no segmento turístico de Raposa continuar com a qualidade ambiental necessária para desempenhar e oferecer sempre a melhor experiência para os turistas”, frisou o superintendente da Setur-MA.

Ações Futuras

A parceria Setur e Sema não ficará restrita apenas a oferta de curso de sensibilização ambiental. As secretarias irão realizar, ainda sem data marcada, uma blitz de sensibilização nos principais pontos turísticos de Raposa, com o objetivo de conscientizar os turistas em relação a coleta e descarte correto de dejetos e do lixo durante os passeios.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário