sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Equipamentos e unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que oferecem cuidados à saúde mental organizaram uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado neste sábado (10). As atividades começaram nesta sexta-feira (9), na Unidade de Acolhimento Adulto (UA), e têm continuidade neste sábado pela manhã com uma ação na Deodoro e o Piquenique da Saúde Mental à tarde no Parque do Rangedor. 

Na Unidade de Acolhimento Adulto (UA), além de referência ao Dia da Saúde Mental, as atividades também abordaram temas referentes à Campanha Outubro Rosa. O serviço, que integra a rede de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES), reuniu os pacientes assistidos e também os funcionários para dialogar a respeito dos temas em um momento marcado pela sensibilidade. 

“Hoje tivemos uma atividade artístico-expressiva em alusão ao Outubro Rosa e também ao Dia Mundial da Saúde Mental. O intuito foi alertar a sociedade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças como o câncer e, ao mesmo tempo, realizar técnicas de meditação e relaxamento com métodos de autoconhecimento e bem-estar, trabalhando a ansiedade dos nossos pacientes”, disse a coordenadora da UA, Daiane de Oliveira.

Já para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental, a unidade promoveu atividades terapêuticas ocupacionais, com técnica de meditação e relaxamento, conduzidas pela equipe multidisciplinar da unidade. A atividade faz parte de uma agenda de ações programadas pela Unidade de Acolhimento, que acontecem até o fim do mês.

A programação inclui palestras, atividades extramuros, piquenique e ações de saúde à comunidade com alerta para a prevenção ao câncer de mama e outras doenças como Sífilis, Hepatites B e C, HIV. 

Para Jaecio Araújo, de 30 anos, um dos acolhidos no serviço, o momento foi de aprendizado. “Aqui é local de aprendizado, pois se hoje eu me sinto bem, devo ao suporte que recebi e que não se preocupa apenas em me ajudar a melhorar a saúde, mas também a ficar alerta para outras formas de cuidado do nosso corpo”, compartilhou.   

Programação

Neste sábado (10) acontece ainda uma ação na Praça Deodoro, organizada pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual). Na oportunidade, serão ofertados serviços como orientação psicológica e de saúde mental, vacinação, testes de Covid-19, HIV, Sífilis e hepatites e abordagem para oferecer a possibilidade de tratamento contra a dependência química.

Já à tarde, no Parque do Rangedor, acontece o Piquenique da Saúde Mental, com técnicas de relaxamento e meditação Tai Chi Chuan e outras atividades com profissional de Educação Física.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário