quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística do MTur vai deliberar sobre o Plano de Trabalho do trem BH-Brumadinho e tratar de assuntos como turismo rodoviário e náutico

Criado para propor políticas e estratégias para aperfeiçoar as ligações que dão acesso a destinos e atrativos turísticos, o Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística do Ministério do Turismo (Mob-Tur) realiza seu primeiro encontro na próxima semana. A deliberação do Plano de Ação do trem turístico que liga as cidades mineiras de Belo Horizonte e Brumadinho está entre os destaques da pauta da reunião, marcada para segunda-feira (26.10).

O projeto do trem BH-Brumadinho prevê a revitalização de uma estação em Belo Horizonte, próxima ao Museu de Artes e Ofícios (MAO), e a construção de outra em Inhotim. Em pleno vapor, o trem será capaz de transportar 1.400 pessoas por dia em duas locomotivas com 10 vagões cada. O trajeto de 52 quilômetros será feito em pouco mais de uma hora. O projeto prevê quatro viagens (duas de ida e duas de volta) por dia em cinco dias da semana.

O secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões (SNAIC), Lucas Fiuza, explica que a aprovação do Plano de Ação é uma etapa importante para o avanço do projeto de implantação do trem. “Após aprovado o plano, o próximo passo é criar um grupo de trabalho para mobilizar os atores envolvidos no projeto, diagnosticar as ações necessárias e definir a melhor estratégica de implementação”, afirmou Fiuza.

Também estão na pauta da reunião para a próxima semana assuntos relacionados aos turismos rodoviário e náutico, conectividade aérea, mobilidade urbana, dentre outros.

FÓRUM MOB-TUR - O Fórum MOB-Tur é composto por diversas áreas da Pasta e coordenado pela Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do MTur. O grupo poderá, ainda, convidar outras autoridades públicas, lideranças do setor privado e especialistas para contribuírem em reuniões específicas.

O Colegiado terá a função de discutir e propor políticas e estratégias para aperfeiçoar a mobilidade e a conectividade turística no Brasil; consultar autoridades, técnicos relacionados à mobilidade e conectividade turística; e promover a coesão das ações e programas. Além disso, vai realizar estudos em temas ligado à mobilidade e à conectividade turística e, ainda, observar experiências internacionais no segmento e conhecer as práticas mercadológicas.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário