segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Turismólogo, pesquisador, palestrante e escritor, Antônio José Noberto da Silva é Doutor Honoris Causa em História, embaixador da paz (OMDDH), membro fundador da Academia Ludovicense de Letras (ALL), sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) e idealizador e curador da Exposição França Equinocial para sempre.

Noberto também é membro do Conselho da Cruz Vermelha no Maranhão, membro fundador do Conselho Comunitário da Zona Rural de São Luís. Em 2007 lançou o romance “Só por uma estação, uma viagem ao Brasil”, primeiro livro lançado na primeira Feira do livro de São Luís.

Natural de Pentecoste/CE, chegou a São Luís ainda criança. Estudou nas escolas Rubem Almeida, Manoel Beckman e Almirante Tamandaré. Neste ano de 2020, tomou a decisão de sair candidato a vereador pelo Partido Verde (PV). Nesta sexta-feira (6), em meio ao corre-corre da campanha, Noberto fez uma visita à Redação do Jornal Pequeno, onde concedeu esta entrevista:

Jornal Pequeno – O que o motivou a ingressar na política e a disputar uma das vagas na Câmara de São Luís?

Noberto – Quando a gente se espelha na história é sempre melhor, pois acertamos mais e erramos menos. Desde a antiguidade que os médicos e sanitaristas clamavam pelo fim dos sepultamentos dentro das igrejas, pois era um costume insalubre e perigoso.

O problema milenar só foi resolvido quando os médicos assumiram o poder político. Eu entendo que só conseguiremos mudanças significativas na política quando as pessoas mais comprometidas com a causa pública chegarem ao poder.

São Luís precisa retornar aos períodos áureos quando era a cidade mais importante desta terça parte do Brasil. O Noberto na Câmara Municipal vai valorizar a história do Maranhão e tentar acordar o gigante adormecido.

JP – Que avaliação se pode fazer de seu desempenho na sua carreira profissional e como integrante dessa nova geração de intelectuais do Maranhão?

Noberto – Faz poucos anos fui considerado o assessor de Comunicação Social da PRF mais bem avaliado do Brasil. Isto aconteceu porque respeito e valorizo as pessoas, reconheço a importância do papel da imprensa para a democracia brasileira e levo comigo o cabedal acadêmico que cultivei em décadas.

Sou fruto da influência de intelectuais de outras gerações, a exemplo de Mário Meireles, meu amigo e meu guru. Ele foi aluno de outro historiador renomado, Jerônimo de Viveiros, nascido no último quartel do século XIX. Aprendi muito com Carlos de Lima, Terezinha Jansen, Souza dos Reis, Jomar Moraes, Sálvio Dino e vários outros nomes que deram grandes contribuições para a literatura e a historiografia maranhense.

É por isso que faço incursões na história e realizo mapas e a exposição França Equinocial para sempre, Melhor evento cultural voltado para os 400 anos de São Luís. Falando em quadricentenário, fiz a palestra de abertura das comemorações dos 400 anos de Bragança, primeira cidade do Pará, fundada por Daniel de La Touche.

JP – Que propostas e novas ideias pretende levar à Câmara de São Luís?

Noberto – Meu slogan é uma nova política, que se baseia no conhecimento técnico e na ciência. A valorização da nossa história e da nossa cultura será um ponto alto da política que pretendemos trabalhar. Vamos incentivar a produção agrícola, nos moldes das gestões de Jackson Lago e de Conceição Andrade.

Vou ajudar o próximo prefeito a criar e gerir uma subprefeitura na zona rural de São Luís para iniciarmos um novo momento para esta tão grande região.

JP – Como tem sido essa nova experiência de sair de casa em casa pedindo o voto do eleitor?

Noberto – Fiz 50 anos em agosto deste ano e nunca imaginei viver momentos tão especiais. Estou fazendo caminhadas e apertando a mão das pessoas em vários bairros e comunidades.

Fazer a política artesanal, olho no olho, é algo que me fascina, pois nos torna mais humanos. Mas só faz isso com prazer que tem amor pelas pessoas e está preparado para os vários tipos de manifestações que aparecem.

JP – Qual sua impressão sobre o cenário global dessa fase final da campanha para vereador e prefeito em São Luís?

Noberto – Estou confiante na vitória porque estou fazendo um bom trabalho juntamente com o meu time espalhado em vários pontos da capital. O nível das discussões para prefeito está um pouco baixo, com troca de acusações e ofensas. O Eduardo Braide tem muita chance de ganhar a eleição, mas o cenário ainda está indefinido.

Informação: Blog do Manoel Santos 

0 comentários:

Postar um comentário