domingo, 8 de novembro de 2020


* Artigo do governador Flávio Dino

Estes são dois nomes incorporados à história do Maranhão. Grandes escritores e membros da Academia Maranhense de Letras, Jomar Moraes e José Chagas têm seus nomes eternizados em prosas e versos muito vivos nas nossas memórias e estudos.

Agora, eles também estão com seus nomes gravados em pedra e nas histórias de milhares de famílias maranhenses que ganharam novos lares. Jomar e Chagas se tornaram sinônimos de mais qualidade de vida a essas pessoas que tiveram a oportunidade de passar a viver sob um teto digno nos Residenciais construídos pelo Governo do Maranhão e que levaram seus nomes, como mais uma homenagem a suas grandiosas trajetórias literárias.

Com investimentos de mais de R$ 100 milhões, oriundos do Programa “Minha Casa Minha Vida” e do Erário estadual, parcerias celebradas ao tempo da Presidenta Dilma Rousseff, beneficiamos 1.360 famílias retiradas de palafitas e outros locais impróprios para moradia. Com chaves nas mãos, vimos nascer novas perspectivas de vida nos olhos de mães e pais que, até então, não vislumbravam oportunidades concretas de criar seus filhos em locais salubres e dignos.

O Residencial Jomar Moraes, no Parque Pindorama, recebe cerca de 5 mil pessoas em 33 blocos de 32 apartamentos e 2 blocos de 24 unidades, estruturados e prontos para morar. Já o Residencial José Chagas, localizado no bairro São Francisco, atende a mais de 1.000 pessoas com 256 apartamentos entregues, em 8 blocos. No entorno, entregamos conjuntamente uma estrutura de urbanização e lazer, no âmbito do PAC Ponta do São Francisco, que ainda será completado. Destaco que nos dois Residenciais foram realizadas adaptações com acessibilidade nas unidades térreas, destinadas especialmente para idosos e pessoas com deficiência.

Os novos lares ofertados aos nossos concidadãos se integram a uma série de outras iniciativas quanto à temática habitacional, merecendo especial destaque o Cheque Minha Casa, com aproximadamente R$ 50 milhões de recursos estaduais aplicados em reformas nas moradias de mais de 10.000 famílias.

Garantir justiça social e direitos fundamentais continuará sendo a nossa principal marca de gestão à frente do Governo do Maranhão. Tenho a convicção de que os estimados Jomar Moraes e José Chagas contemplam da eternidade e estão felizes com as homenagens.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário