domingo, 15 de novembro de 2020


* Artigo do governador Flávio Dino

O Centro Histórico de São Luís, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, anuncia por gerações as memórias que construíram o nosso Estado. É nosso dever cívico devolver a cada maranhense o direito de reocupar com qualidade este espaço público tão valioso. É por isto que estamos trabalhando no âmbito do Programa Nosso Centro.

Esta semana, entregamos a restauração da Estação Ferroviária da Reffsa. De beleza arquitetônica admirável, o prédio abandonado há décadas transformou-se em um centro cultural, de lazer e, ainda, um espaço tecnológico de pesquisa e inovação empresarial para startups – a Locomotiva Hub. Ali, funciona o Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão, destacando aspectos centrais da economia do nosso Estado.

A Praça Gomes de Sousa, que foi restaurada, e a Praça Joãosinho Trinta, construída em nosso Governo, completam o novo cartão postal de São Luís, se integrando com a Praça Maria Aragão e a Praça Gonçalves Dias. Nos próximos meses, vamos incorporar mais atrativos ao novo Museu, que – tenho certeza – será um dos mais visitados do Maranhão.

Nos últimos anos, o Centro Histórico de São Luís recuperou uma movimentação que os anos de abandono haviam lhe tirado. Um exemplo pode ser visto na nova Praça dos Poetas, que passou a ser um dos mais belos mirantes da nossa ilha, com marcante homenagem a 10 grandes poetas maranhenses.

Completando o novo cenário do nosso Centro, menciono as importantes obras da Prefeitura de São Luís, viabilizadas no âmbito do PAC Cidades Históricas, lançado pela presidenta Dilma, com grande participação do então ministro do Turismo, Gastão Vieira. Cito, por exemplo, as Praças Deodoro e João Lisboa, o Largo do Carmo e a nossa querida Rua Grande.

As intervenções estruturais foram acompanhadas de ações de impacto social. Sublinho os programas Cheque Minha Casa, Habitar no Centro e Adote um Casarão, que integram uma estratégia de ocupação ordenada, a partir de editais e incentivos fiscais, com oferta de moradia e incentivo à instalação de atividades comerciais que movimentem o Centro Histórico. Vinculadas a estas ações, definimos também a realização de programações culturais como as festas de Carnaval, São João e o Natal, sempre tendo o Centro como uma referência.

Ainda temos muito a avançar e diversas obras seguem em execução para ampliar a ligação da nossa população com esse espaço de relevância cultural, econômica e social. Convido a todos que visitem, aproveitem com suas famílias e preservem com zelo, porque o Centro é do povo, é de todos nós.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário