segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Ludovicense raiz tem que ter pelo menos uma casca de laranja pendurada no varal secando.

Na casa de mamãe sempre teve.

Na verdade, na casa de mamãe, a cultura que vem do povo, grita. A sabedoria popular me criou e me deixou assim cheia de assuntos. As crendices populares sempre permearam meu imaginário que foi sendo aperfeiçoado à medida que eu ia para o interior passar as férias com a minha avó.

Para tudo tinha um remédio caseiro, um “lambedor” ou uma pomada de ervas maceradas. A medicina que passa de geração em geração tem seus encantos, suas crendices e saberes e é disso que esse texto trata, do efeito medicinal de uma casa de laranja e do que isso representa culturalmente para um povo.

Vocês sabiam que chá de casca de laranja é bom para o fígado xxx

Pois eu sei desde que me entendo por gente, que no dia seguinte a uma grande festa lá em casa, os adultos tomavam uma infusão de casca de laranja seca para melhorar a ressaca, a digestão e a disposição. Precisa ser seca, não pode descascar a laranja e fazer o chá não. É preciso estar bem sequinha depois de uns dias pendurada no varal secando, como na foto acima.

Perguntei para vovó quando ainda estava viva e com aquela fala mansa me disse: “ah filha, isso vem desde minha mãe” e assim foi passando e passando e chegou em mim e na minha geração.

Amamos comer em São Luís e na minha família não é diferente. A gente ama temperos, sabores fortes, guisados, cozidos e ensopados. Não só em datas especiais, mas aos domingos e claro, nas festas regadas a música e bebidas geladas.

Não pesquisei nada para escrever esse texto. Não dei um Google para saber de onde essa verdade vem, optei por escrever só com lembranças e pressupostos, mas partindo da ideia de que boldo e outras folhas amargas fazem bem para o fígado, a casca de laranja seca deve entrar bem aí: num componente que dê uma ajuda para a bile. Acho que vem daí também a afirmação de que os bitters são bons para o “figueiredo” (bitters são bebidas alcóolicas amargas que por vezes funcionam como medicamentos). Esse componente amargo está sempre envolvido com tudo que diz respeito a fígado. Aí tem!

Por falar nisso, e aquela dor de cabeça que dá depois de comer algo que não desce bem. Nossa, não tem dor de cabeça igual. Mas depois de um chazinho de casca de laranja a coisa melhora, pode apostar. Ah e tem mais: mamãe depois de fazer o chá e beber, ela repõe a água no copo e deixa na geladeira. Passa uns dois dias ainda tomando para curar o fígado de vez.

E para finalizar, fiz uma pesquisa rápida via app de conversa com amigos da minha geração. 

Metade sabe desse curandeirismo, a outra metade se divide entre aqueles que já tomaram o chá lá em casa e a outra que pertence a um extrato econômico e social diferente e vai na farmácia e compra um Epocler =)


0 comentários:

Postar um comentário