sexta-feira, 13 de novembro de 2020

O Governo do Maranhão inaugurou, na noite da última quinta-feira (12), o mais novo equipamento público de inovação tecnológica, o Locomotiva Hub. Instalado no primeiro pavimento da nova REFFSA (Avenida Beira Mar), o Locomotiva Hub é o segundo espaço público de inovação inaugurado pelo governo estadual, o primeiro foi o Casarão Tech Renato Archer, também no Centro Histórico.

O novo hub funcionará na sede do novo Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão: do trilho ao mar, que também foi entregue para a população. A inauguração do complexo cultural e do hub contou com a presença do governador Flávio Dino; do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles; do secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Pedro Igor Nascimento; e do secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso.

Na ocasião, o governador ressaltou a importância da revitalização da REFFSA que agora abriga espaços de cultura e tecnologia. “Estamos resgatando a dimensão da vida econômica e social do nosso estado. No Locomotiva Hub, pesquisadores que são financiados pelo Governo do Estado poderão desenvolver os seus trabalhos e ao mesmo tempo entrar em interação e diálogo com empresas, é uma espécie de semeadura de empresas de inovação”, explicou.

O secretário Davi Telles falou sobre o espaço de inovação que será gerenciado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). “Na esteira de todos esses projetos de ocupação tecnológica, o Locomotiva Hub se insere com o papel de ser o Centro de Empreendedorismo Acadêmico que será ocupado nesse primeiro momento pelos participantes do Programa Centelha Maranhão”, enfatizou. 

Locomotiva Hub

O Locomotiva Hub é um espaço com arquitetura e ambientação high-tech, conta com ambientes multiuso para reuniões e encontros entre acadêmicos, além de uma fazenda de impressão e sala para montagem de itens makers.

Nova REFFSA

A antiga estação ferroviária foi transformada em um complexo cultural que vai reunir, em um só lugar, um museu ferroviário e portuário, um polo tecnológico para desenvolvimento de startups, além de uma série de outros atrativos para maranhenses e turistas, como sorveteria, cafeteria, vídeo mapping, decoração natalina e muito mais.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário