sexta-feira, 27 de novembro de 2020

No atual cenário, momento é propício para se investir em capacitação e adquirir novos conhecimentos  

IMPERATRIZ – Eficiência estratégica, produtividade, motivação, melhoria de resultados e crescimento profissional. Essas são só algumas palavras que vem à mente quando o assunto é capacitação profissional. Em meio à crise sanitária e ao isolamento social, se manter ativo, competitivo e conquistar espaço no mercado de trabalho se tornou algo ainda mais desafiador. Porém, esse é um momento propício para se investir em capacitação e adquirir novos conhecimentos, já que pesquisas relacionadas ao assunto apontam que a capacitação é uma forma de abrir novas oportunidades profissionais.  

O atual cenário tem desencadeado inúmeros desafios para as corporações, uma vez que trouxe mudanças expressivas nas relações de trabalho, fluxo de atividades e processos internos. A capacitação de funcionários, também é uma delas. Apesar de algumas empresas já terem retornado seus cursos para a modalidade presencial, as plataformas de aprendizagem on-line ou ainda os cursos in company são alternativas que vem ganhando destaque durante esse período.   

“A capacitação dos colaboradores é um dos itens fundamentais na gestão de pessoas. Em um mercado tão competitivo, a busca por conhecimento e novas habilidades são ferramentas cruciais para obter sucesso. Além disso, sabemos que os treinamentos são responsáveis por potencializar conhecimento dos colaboradores através de novas técnicas e habilidades aplicadas na rotina da empresa”, destaca o diretor presidente do IEL ​e presidente da FIEMA, Edilson Baldez ​das Neves.  

Neste contexto, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade do Sistema FIEMA, oferece uma ampla diversidade de cursos ofertados tanto na modalidade remota, in company ou presencial, voltados para a capacitação empresarial nas áreas de gestão, marketing, comunicação, planejamento, comportamento organizacional, inovação entre outros.  Cursos que, além de complementarem o currículo, agregam competências importantes para o profissional do século 21.   

O funcionário da indústria Eneva, Bruno Rocha, que mora no Piauí, é um dos alunos do curso on-line de Comunicação e Oratória Corporativa do IEL. Ele conta que a experiência tem sido positiva. “O curso é bastante dinâmico e interativo, em nada deixa a desejar da modalidade presencial. Eu estou bem satisfeito com essa oportunidade ofertada pela empresa na qual trabalho e que reconhece a importância de capacitar seus funcionários”.  

Já a analista de suprimentos no Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), Lucilêda Soares, destaca a praticidade, economia de tempo e relevância de participar de um treinamento in company. “Para um segmento como nosso, que não pôde parar, é de muita importância receber esse aperfeiçoamento contínuo, a fim de assegurarmos a melhor prestação de serviço. Recebemos aqui mesmo, na empresa, o curso de gestão de contratos e já sentimos melhoria nos processos”.  

GANHO ESTRATÉGICO – A eficiência dos treinamentos corporativos para o sucesso das estratégias empresariais é uma realidade, especialmente diante da realidade econômica atual. A afirmativa é de empresas que têm investido em treinamentos contínuos. No Maranhão, a Eneva, assim como o Tegram e a Rofe atentaram para a relevância da capacitação no pós-pandemia.    

“Esse é um período que envolve cuidados com a saúde, mas também com o nosso capital humano, que necessita dessa qualificação e troca de conhecimentos. E contar com a parceria do IEL foi de suma importância para a empresa melhorar sua produtividade e atendimento, e também para os nossos funcionários, que se desenvolvem profissionalmente. O ganho é conjunto”, destaca Jaqueline Siqueira, analista de Recursos Humanos do Tegram. 

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário