sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Com apoio do Sebrae três novos atrativos – Trilha do Jacaré, Trilha Guarapiranga e Expedição Baraka - estão sendo disponibilizados ao turista que escolhe contemplar a rica beleza e a história da região.

Poucos setores econômicos foram tão afetados pela pandemia do novo Coronavírus quanto o de viagens, e o turismo nessa fase inicial do pós-pandemia ainda traz muitas dúvidas. Nesse momento de incertezas, é fundamental rever conceitos e se adaptar ao novo cenário.

Uma opção que tem se tornado cada vez mais interessante para os amantes de viagens, tem sido o turismo regional e nesse quesito o Maranhão oferece boas opções para os turistas locais e de estados vizinhos.

No estado, ótimas alternativas envolvem os roteiros de aventura e ecoturismo, pois são formas consideradas mais seguras de viajar, tendo em vista que as aglomerações e multidões, na maioria das vezes, não acontecem nesses tipos de passeios.

“O Maranhão é um estado repleto de destinos com imenso potencial para o turismo de aventura e ecoturismo e o Sebrae vem trabalhando junto aos empresários desses locais várias estratégias para transformar esse potencial em rentabilidade para a cadeia do turismo nessas localidades, o que se reflete em ganhos para o estado e a cadeia do turismo como um todo, favorecendo os pequenos negócios. Estamos oferecendo consultorias especializadas e um leque de produtos que atendem às necessidades desses empresários em todas as fases dos seus negócios e agora, estamos focados em prepará-los para essa retomada pós-pandemia, garantindo que os produtos turísticos e os destinos sejam atrativos seguros para todos, gerando negócios e um fluxo que ajude as empresas a retomar suas atividades com sustentabilidade, afirmou o coordenador estadual de Turismo do Sebrae Maranhão, Luís Walter Muniz.

Rica em beleza e raízes históricas, a região da Floresta dos Guarás tem sido uma ótima opção para quem procura usufruir do turismo de aventura e ecoturismo. E quem opta em conhecer essa região do estado, tem encontrado novos produtos turísticos, a exemplo dos oferecidos pela agência e receptivo Cedral Aventura (@cedralaventura), que formatou e já está oferecendo 03 novos produtos turísticos – Trilha do Jacaré, Trilha da Guarapiranga e Expedição Baraka - que tem atraído público voltado para esse segmento de mercado até o município de Cedral.  

Segundo Carlos Cardoso, empresário proprietário da Cedral Aventura, a ideia foi formatada com o apoio do Sebrae, de quem ele enfatiza ter recebido o apoio necessário durante a pandemia e agora na retomada. “O Sebrae tem sido um grande parceiro nesse processo de reabertura, nos incentivando, apoiando, passando as coordenadas e mostrando como devemos fazer para atender bem os nossos clientes, respeitando os protocolos sanitários. Além disso, para a formatação desses novos produtos também contei com o auxílio do Sebrae, recebi visitas, consultorias e apoio técnico, tudo isso foi fundamental para que hoje pudéssemos oferecer produtos seguros, com bom custo benefício e atrativos aos olhos dos turistas” afirmou Cardoso.

TRILHA DO JACARÉ

“Quem faz a trilha, não apenas contempla a natureza, faz parte dela”, essa é a promessa do empresário ao anunciar a Trilha do Jacaré, um dos seus novos produtos. Segundo ele, o prêmio do trilheiro é fazer parte de uma aventura pela natureza impecável. O descanso é o momento em que os turistas recarregam as forças para seguir adiante contemplando tudo que a região lhes proporciona.

TRILHA DO GUARAPIRANGA

Outro produto oferecido pela empresa ganhou o nome de Trilha do Guarapiranga. Esse passeio é feito na cidade vizinha de Guimarães, nele o empresário promete belezas naturais, trilha, aventura e marcos históricos em um só roteiro.

Doada à Coroa, por volta de 1758, a fazenda de Guarapiranga foi o ponto inicial do atual Município de Guimarães. Já no ano seguinte era fundada a vila sob a denominação de São José de Guimarães e logo incorporada à comarca de São Luís do Maranhão.

Na Trilha Guarapiranga os turistas exploram a história daquela que é a mãe de todas cidades do litoral ocidental maranhense, berço de grandes poetas e tradicionalmente conhecida pelo Bumba Boi raiz, sotaque de zabumba.

Santa Maria, Fazenda Bitiua, Fazenda Oriente, Rio do Paquetá, Rio Favorito chegando até a sede do município, são locais percorridos durante o percurso de 12km da Trilha.

EXPEDIÇÃO BARAKA

O terceiro produto da empresa é talvez o mais intrigante de todos, nele, os turistas desembarcam na ilha de Saçoita. Uma ilha cheia de belezas naturais, cortada por braços de mar e repleta de guarás imponentes com sua cor vermelha.

O passeio de barco passa por berços de Guarás, onde as aves se reúnem para descansar, um verdadeiro espetáculo da natureza, com um pouco de sorte é possível ver a revoada matinal das aves, uma imagem inesquecível.

Depois de uma trilha pela mata, com uma dose de diversos ecossistemas, chega-se a um lugar misterioso que busca desvendar o mistério do navio fantasma Baraka, que encalhou na praia sem tripulação após atravessar o oceano, uma história que até hoje não foi completamente explicada, mas que é encantadoramente contada. 

Informação: Sebrae - MA 

0 comentários:

Postar um comentário