quinta-feira, 5 de novembro de 2020

O reitor Natalino Salgado convocou o Comitê Operativo de Emergência (COE) de Crise para deliberar sobre o cenário atual da pandemia do coronavírus, a flexibilização do isolamento social no Brasil, as ações institucionais no retorno do período 2020.1 e a onda de novos casos no mundo e no território brasileiro.

A reunião teve a presença epidemiologista e professor do curso de Medicina da UFMA, Antônio Augusto Moura da Silva, apresentou dados e gráficos sobre a curva da contaminação e de óbitos por semana no Maranhão e em São Luís, e fez um alerta para os riscos da flexibilização das recomendações sanitárias, destacando que, atualmente, os dados apontam que o atual momento mostra novo crescimento na da transmissão da doença, embora sem prognóstico de uma nova onda de casos como é visto na Europa.

“Estamos em período eleitoral, há muita movimentação, aglomerações, e há muita ocorrência de festas também. O cenário atual aponta que vamos ter novo aumento de casos e estamos trabalhando com a hipótese de que a pandemia vai se prolongar por pelo menos por mais um ano. Parece que esse aumento é por conta de pessoas que estavam em isolamento social e que ainda não tinham sido infectadas voltarem a circular pelas ruas”, argumentou o docente.

Deliberações

No encontro, após as discussões ficou estabelecida a manutenção das medidas de proteção da comunidade acadêmica à covid-19 já estabelecidas pela Resolução Nº 2.078-CONSEPE, que determinou o retorno dos estudantes às aulas do período 2020.1, e pela Resolução Nº 232-CONSAD, que regulamenta os procedimentos dos servidores técnicos administrativos na volta das atividades presenciais, em ambos os casos, seguindo as normas de segurança emitidas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde. Com isso, a Universidade segue com suas ações mantendo todas as medidas de prevenção à comunidade acadêmica e de combate ao coronavírus.

O reitor Natalino Salgado realçou a importância da reunião para avaliar o contexto atual, tendo em vista que não há vacina para a doença. Ele relembrou que a Universidade Federal do Maranhão, desde o mês de março deste ano, vem emitindo resoluções e realizando ações para dar continuidade às atividades da melhor forma possível, com investimentos na área de tecnologia, educação a distância e produção de ferramentas educacionais e intensa colaboração do Hospital Universitário no tratamento de pessoas com covid-19 e qualificação de sua equipe.

“Para o retorno de nossos técnicos-administrativos que precisam essencialmente realizar suas atividades de modo presencial, conseguimos realizar 438 testes, em que metade deu negativo, e na outra metade temos gente em transição na fase final de recuperação e gente aparentemente imunizada. Para voltar as aulas de modo presencial, a Universidade teria que fazer testes em todos, mas não temos condições logísticas para realizar todos esses testes e nem realizar tamanho controle do fluxo de pessoas. Retornar as aulas presenciais é quase uma insanidade, porque você não sabe o que pode acontecer”, completou o reitor.

COE

O Comitê Operativo de Emergência de Crise é o órgão colegiado que tem como meta gerenciar questões inerentes à prevenção do coronavírus na UFMA. Ele é presidido pelo reitor Natalino Salgado e tem 22 membros entre servidores, professores, pesquisadores da Universidade e do HU-UFMA, membros da gestão superior e da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). 

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário