terça-feira, 17 de novembro de 2020

O programa Semear visa o fortalecimento da micro e pequena empresa para o desenvolvimento regional

Lançamento do programa Semear foi realizado na última sexta (13/11) de forma on-line

A Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está capacitando 31 fornecedores que fazem parte da cadeia produtiva de suprimentos da empresa nos municípios de Cidelândia, Governador Edson Lobão, Grajaú, Imperatriz e São Luís (MA). A iniciativa faz parte do Semear (Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Micro e Pequenos Fornecedores), desenvolvido por meio de uma parceria com o Sebrae visando o fortalecimento do setor e o desenvolvimento regional.

“Promover o desenvolvimento sustentável da comunidade onde está inserida sempre foi uma das prioridades da Suzano e o programa Semear está alinhado a essa cultura de gerar e compartilhar valor. O nosso objetivo é, ao capacitar micro e pequenas empresas da região, sejam elas atuais ou potenciais fornecedoras da companhia, trazer maior competitividade e, ao mesmo tempo, contribuir para que essas empresas cresçam de maneira saudável e tragam desenvolvimento econômico para a região”, destaca Carlos Nassur, Gerente Executivo de Operações Florestais da Suzano.

A parceria Sebrae e Suzano, é um elo importante de fomento para esses empreendimentos no estado. “São 31 empresas cadastradas neste programa de capacitação, que serão orientadas para o desenvolvimento e estimuladas a acessarem novas oportunidades de mercado", comentou o Diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.

Para isso, o programa prevê, sem custo aos participantes, abordar temas como empreendedorismo, inovação, planejamento, relacionamento com o cliente, gestão financeira, entre outros. Na grade do programa, estão contempladas 30 horas de aulas online, consultorias individuais, oficinas de gestão financeira, palestra sobre tributação especial e sobre responsabilidade socioambiental e valores compartilhados pela Suzano.

O programa Semear é uma das formas em que nós gerarmos e compartilharmos valor com a sociedade. “Através do programa, ajudamos a desenvolver fornecedores locais e auxiliamos o empreendedorismo nas localidades onde atuamos. Ficamos muito felizes em contribuir com a capacitação e formação de potenciais parceiros para atuarem na nossa cadeia”, explica Viviane Danemberg Gomes Light, Gerente Executiva de Suprimentos da Suzano.

Marcia Martins, Gerente Regional do Sebrae em Imperatriz, reforça que os temas que serão repassados para os empresários de pequenos negócios que participam do programa, fazem parte dos requisitos de atendimentos das demandas da empresa de celulose. "As orientações, no sentido de adequação aos critérios e requisitos necessários pela Suzano em sua cadeia de suprimentos, visam contribuir para os benefícios em eficiência da gestão, redução de perdas e melhoria da qualidade, bem como na redução dos custos”.

Por meio do Semear, Suzano e Sebrae capacitam fornecedores em cinco municípios do MA.

O projeto já está trazendo bons resultados tanto à Suzano quanto para as empresas participantes. Entre eles, estão os ganhos incrementais em produtividade de transporte.

Gestão empresarial

O lançamento do programa Semear foi realizado na última sexta (13/11) de forma on-line e teve como público-alvo as equipes de trabalho do Sebrae e da Suzano, além dos fornecedores cadastrados no programa. Além do Maranhão, o programa já beneficiou, neste ano, diversos Micro e Pequenos Fornecedores dos estados da Bahia, Espirito Santo e Mato Grosso do Sul.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Sobre o Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas– aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. Atuando com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.

As soluções desenvolvidas pelo Sebrae atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado.

Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Onde tem Brasil, tem Sebrae. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 Unidades da Federação, onde são oferecidos cursos, seminários, consultorias e assistência técnica para pequenos negócios de todos os setores.

Para saber mais: Entre no Portal Sebrae ou ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800.

Informação: Sebrae - MA 

0 comentários:

Postar um comentário