terça-feira, 3 de novembro de 2020

Organizar e disciplinar o comércio informal nos espaços de grande visitação em São Luís. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur), por meio da Superintendência de Qualificação Profissional, em parceria com a Blitz Urbana, realizaram nesta terça-feira, 03, reunião para traçar planejamento para ordenamento turístico dos vendedores ambulantes que atuam na região da Praia Grande, Centro Histórico da capital.

No encontro foram discutidas formas de atuação para padronização de comerciantes informais, no perímetro que compreende a Praça Nauro Machado, e para a melhoria da qualidade das prestações de serviços desses trabalhadores aos turistas que visitam o espaço.

Entre as ações planejadas em conjunto está a adequação do local para visitação turística, regularização e padronização dos comerciantes informais, e a retirada de vendedores não regularizados e que comercializam bebidas alcoólicas no local.

O Secretário Estadual de Turismo, Catulé Júnior, afirmou que a parceria com a Blitz Urbana irá trazer benefícios e contribuir para melhoria dos serviços turísticos, bem como, também, do comércio informal.

“Essa ação irá melhorar e fortalecer nosso atrativo turístico, além de trazer uma melhor experiência para quem visita o Centro Histórico. Da mesma forma, essa padronização das atividades do comercio informal na região irá trazer melhorias e qualidade dos serviços que esses comerciantes deverão prestar aos nossos visitantes”, destacou o secretário.

O Superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, Fernando Campelo, revelou que a equipe técnica irá oferecer cursos de capacitação e de qualificação para os comerciantes informais da Praia Grande.

Para Jorcelsio Silva, Coordenador de Comércio Informal da Blitz Urbana de São Luís, o ordenamento e a padronização do espaços turísticos do Centro Histórico é necessário tendo em vista que a desorganização do local tem contribuído e impactado negativamente o turismo da região.

“Em conjunto com a Setur iremos traçar algumas ações que possibilitem avanços na organização dos vendedores ambulantes daquela localidade. Não iremos prejudicar e nem desamparar aqueles trabalhadores que já estão ali diariamente garantindo seu sustento, mas iremos atuar para organizar esses comerciantes e a área para que esteja em conformidade para o conforto e satisfação do turista”, explicou o coordenador.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário