quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Com 36 anos de carreira, a atriz maranhense, Jô Santos, que atende pelo nome de batismo de Joanires Maria do Santos Sousa, será homenageada na XV Semana do Teatro no Maranhão. A artista iniciou na dramaturgia quando tinha 17 anos de idade e, desde então, não parou mais. Com um currículo que transcende as atividades no teatro, Jô também é professora, palhaça, contadora de histórias, recreadora, bonequeira, artesã, pesquisadora do movimento cultural, entre outras qualificações que lhe garantem à plenitude profissional.

Jô Santos tem experiência na área de artes, com ênfase em interpretação, encenação e caracterização. “Eu já começo a falar e fico emocionada, pois são 36 anos já na estrada. Eu comecei em Imperatriz, muito nova, quando eu descobri meu talento para arte. Fiquei quatro anos em Caxias no grupo Teatral Sombras, fiz oficinas Com Aldo Leite, Tácito Borralho e Bil de Jesus essas oficinas fortaleceu o meu fazer teatral. Quando eu voltei, para Imperatriz procurei o grupo teatral Oásis que me abraçou… Foi onde eu comecei a minha trajetória com o espetáculo “Meteoro, Aqui vou eu”, com o surgimento do Palhaço Peteleco que se tornou meu grande carro chefe. É uma honra para mim, , a artista resume um pouco de sua história.

A artista ressalta que se apaixonou pelo estilo infanto-juvenil depois do espetáculo “Meteoro, Aqui Vou Eu”. “Foi onde me encontrei com um personagem que foi o divisor de águas na minha vida, o Peteleco. Depois disso, fiquei conhecida no meu estado e em outros, participando de vários eventos artísticos”, relembra.

Ela conta que são 36 anos entrando na casa das pessoas com espetáculo, animação de festa e muita interpretação. “Hoje me sinto feliz em ver pessoas que dizem: ô tia Jô, você e o Peteleco já fazem parte da minha história”, conta aos risos.

A homenageada conta que teve uma história de muitas lutas, quedas, subidas, mas todos os problemas que sucederam a arte contribuiu para sua libertação. “A arte que que me trazia essa paz e a certeza. Eu sou uma estrela, mas eu não brilho sozinha. Agradeço as pessoas que me ajudaram e que vem me fortalecendo até aqui. Quando vem uma homenagem dessa a gente para e vê a nossa história e percebemos o quanto somos importante e fazemos parte da história Cultural de Imperatriz. , esse público que tanto me abraçou. Eu sempre quero levar o melhor de mim para o meu público”, reiterou.

Parafraseando Clarice Lispector, Jô Santos diz: “Até onde posso vou deixando o melhor de mim. Se alguém não viu, foi porque não sentiu com o coração” E eu fico muito emocionada quando as pessoas falam do meu trabalho. Isso é gratificante. Hoje eu me vejo como atriz, isso é muito forte dentro de mim. Faço isso com muito amor e humildade. Nada foi fácil. Mas hoje eu estou muito bem, como sempre tive. A gente vai lutando, construindo. A arte foi meu grande alicerce”, analisou.

A recreadora disse que a arte lhe fez muita falta no início da pandemia, mas que com a ajuda do seu filho e da sua filha , ela abriu um canal no youtube chamado Jô Peteleco. Com o projeto: Historia na Cesta. Vamos sexta? “Isso me fortaleceu muito e fez com que eu utilizasse a minha criatividade nesse período, além de levar entretenimento ao público. Hoje eu sou orgulho da minha família, dos meus amigos, das pessoas que sabem da minha luta e veem o quanto eu subi degraus”, detalhou.

A artista fala da atuação como professora e como presidente da Cia. Teatral Cata e Conta, onde desenvolve vários espetáculos, entre eles, As Histórias de Magá, Palhaça Conta Cena e Contação de Histórias. “Além disso, participo da Cia. da Alegria, um projeto social de palhaçaria hospitalar. E também desenvolvo trabalhos no Youtube e nas minhas mídias sociais, com contação de histórias e esquetes de palhaço”, disparou Jô.

Do currículo

Graduada em Letras na UEMA e Educação Física na UNISULMA, Jô é professora da Rede Municipal de Ensino de Imperatriz/MA. Especializou-se em Teoria da Literatura Contemporânea pela UEMA. Especialista em Atendimento Educacional Especializado AEE. Cursista em Educação Especial UEMANET.

Atuou durante 08 anos no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil – CAPIS IJ de Imperatriz promovendo diversas atividades lúdicas e recreativas. Participou de apresentações em momentos culturais em diversas cidades da região tocantina e maranhense, como a Feira do Livro de Imperatriz (SALIMP), Feira do Livro de São Luís, Sembereba Cultural, Projeto Cir-co-lan-do, Projeto Formando Leitores com livros, Transportando conhecimento, dentre outros.

Realizou várias oficinas de recursos para Contação de Histórias e Palhaçaria, em livrarias, principalmente nas editoras Paulinas de São Luís. Apresentação no SESC Circo escolas, espaços culturais e festas particulares. No Projeto Feirinha . Em 2016, por meio do Programa Estação Jovem da Secretaria Municipal da Juventude em parceira com o Governo Federal, ministrou oficinas de recreação, animação de festas, palhaçaria e contação de histórias, para jovens de 15 à 29 anos e profissionais que já atuam na área.

Fique por dentro

A homenagem da edição de 2020, assim como toda a Semana, foi adaptada e inserida no ambiente virtual. Devido a pandemia do coronavírus, a programação de 2020 terá classificação livre e será transmitida e assistida exclusivamente nas plataformas digitais e nas redes sociais do evento, com espetáculos/apresentações gravados (inéditos ou não) e ao vivo.

A novidade das tecnologias digitais levará ao palco as apresentações que encantam e reforçam o vínculo com o público, que acompanhará de casa, ou de onde se sentir mais confortável e seguro.

A programação da XV Semana do Teatro No Maranhão contará com a Mostra Praia Grande de Cenas Curtas/Performance, Mostra Infanto Juvenil, Mostra Circo e Rua, Mostra Teatro de Animação, Mostra Stand-up, Mostra Universitária Luiz Pazzini, Festival Maranhense de Teatro Estudantil – FEMATE, Contação de Histórias, Mostra de Teatro Adulto, Oficinas e Webinários.

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário