sábado, 12 de dezembro de 2020


Um acervo valioso, local que já foi palco de muitas lutas em prol do desenvolvimento do Maranhão, reunindo grandes nomes do empreendedorismo local,  há 77 anos o Palácio do Comercio, localizado na Praça Benedito Leite, Centro, abriga todo o simbolismo áureo da economia do estado com a Associação Comercial do Maranhão  - ACM, e,  muito em breve,  será compartilhado com ludovicenses e turistas, como roteiro turístico, agregando valor aos que são hoje ofertados por agentes e operadores de turismo locais. 

O ponto de partida dessa inciativa, que promete render bons frutos, aconteceu no dia 9 de dezembro, com a visita de guias de turismo ligados ao Sindicato de Guias de Turismo do Maranhão (Sindegtur) e de agentes de turismo da capital, que conheceram o edifício, construído em estilo art décor, e avaliaram o potencial do local como um atrativo para dinamizar a oferta turística no Centro Histórico de São Luís. A visita teve participação de representantes da ACM, do Sebrae no Maranhão, do Sindegtur, além de agentes e operadores de turismo.

De acordo com o presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, esta foi uma dentre as várias ações da “Casa do Empresário” focadas no turismo, planeja-se, ainda, a criação do Museu do Comércio, além de ações para valorização do acervo patrimonial e revitalização do edifício, culminando a busca de parcerias para a recuperação da edificação, que vem sendo trabalhada pela atual gestão da entidade. “É uma maneira nova e imersiva de explorar um acervo tão extraordinário que a ACM tem. De forma organizada e estruturada vamos apresentar aos turistas a rica diversidade cultural da Casa. Sem dúvidas isso é muito promissor”, declarou.

Visita – Durante a visita, um grupo de 30 pessoas percorreu a edificação, conheceu detalhes do acervo e da história do comércio e da própria Associação. A ACM é a quinta entidade empresarial mais antiga do país, em 2020 ela completou 166 anos. O edifício-sede já abrigou o Hotel Central, tradicional empreendimento hoteleiro da cidade. 

Segundo a turismóloga Renata Costa, a iniciativa ampliará as opções no turismo de experiência e de novos atrativos ao Centro Histórico de São Luís”. A visita à ACM incluiu ainda um City Tour ao Centro Histórico de São Luís.  Ainda na programação, os guias assistiram à palestra “Atendimento e Experiência do Cliente”, ministrada pela turismóloga, seguida do relato de “cases” de sucesso de iniciativas próprias dos guias de turismo presentes.

Renata Costa ressaltou que essas iniciativas são louváveis e que a Associação Comercial “estará de portas abertas e sempre será parceira em todas as iniciativas para tornar São Luís um destino turístico permanente e uma cidade cada vez mais promissora”. 

Valorização dos guias é fundamental para crescimento da atividade turística

Na visita ao Palácio do Comércio, uma constatação: a necessidade de formatação de ações para incremento da indústria do turismo em São Luís, aliadas à valorização dos guias. Essa possibilidade começou a ser traçada e deverá ganhar corpo em 2021.

Nesse caminho, os guias ouviram do coordenador de Cultura e Turismo do Sebrae, Luís Walter Muniz, considerações sobre a importância deles para o fortalecer o turismo no Centro Histórico, sinalizando parcerias para valorização e aprimoramento da atuação destes.


“O guia de turismo é um dos principais elos, primordial, da cadeia turismo, que precisa ser reconhecido, valorizado”. Citando como exemplo a cidade de Foz de Iguaçu/PR, onde uma lei assegura que qualquer grupo de turista seja acompanhado por um guia local, Luis Walter ressaltou que “quem melhor conhece a sua cidade é o próprio morador, daí porque, o guia local, bem capacitado e valorizado, é fundamental no processo de recepção ao turista. Se bem tratado, o turista se torna o melhor divulgador de cada localidade. Então, nessa perspectiva, queremos apoiar esses profissionais a atuarem sempre com mais qualidade”, enfatizou.

Luís Walter Muniz também abordou a necessidade de modificações na Lei do Guia de Turismo em São Luís, já que atual é bastante de defasada, e a realização de um Congresso de Governança do Guia de Turismo em 2021, processos que terão a Associação Comercial do Maranhão como indutora. 


O presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Maranhão, André Gutemberg, também entende como fundamental uma lei atualizada e abrangente, como acontece em Natal/RN e Recife/PE, cujas leis apontam para a proteção do guia de turismo local, na perspectiva da preservação de postos de trabalho e geração de novas oportunidades de emprego e renda. “Se apoiada, a cadeia do turismo tem potencial para ser um vetor de desenvolvimento da capital e esse processo passa pela valorização dos guias e por uma nova lei”. 

Na busca de alternativas para fortalecimento do turismo, o representante da Cooperativa G7 de Receptivos de Turismo em São Luís, Adriano Brito, defende a união de todos os segmentos com afinidades com essa importante cadeia. “Precisamos estabelecer não apenas uma relação comercial com os guias de turismo, mas criar uma sinergia para formatação e implementação, de forma compartilhada, de projetos, produtos e atividades. Ao lado disso, é preciso ampliar articular a participação do poder público e estimular e de instituições como a ACM. “Eu estou confiante. Temos potencial e acredito muito em nossa capacidade criativa. Nesse sentido, a parceria e o incentivo da Associação Comercial são muito importantes”, enfatizou. 

Informações e fotos: Ascom da ACM


0 comentários:

Postar um comentário