terça-feira, 22 de dezembro de 2020

O Governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (21), o documentário “Catadores: da invisibilidade ao protagonismo”, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (SETRES). A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) esteve presente e prestigiou o lançamento, que ocorreu no Teatro João do Vale.

O documentário mostra o cotidiano de catadores de resíduos sólidos no Maranhão, tirando seu sustento do que a sociedade descarta e chama de “lixo”. “Catadores: da invisibilidade ao protagonismo” mostra, sob outro olhar, a perspectiva do segmento ao ter políticas públicas, que atuem para proporcionar condições de trabalho digno e de geração de renda.

O projeto reconhece a luta dos trabalhadores que participam do Projeto Pró-catador, que trabalham com o lixo reciclável como uma cadeia produtiva. O documentário coloca catadores e catadoras como protagonistas da própria história, dando dignidade a esses trabalhadores e sustentabilidade ao meio ambiente.

Na ocasião, estiveram presentes a Superintendente de Gestão de Resíduos da SEMA, Hayane Araújo, a Supervisora de Resíduos Tóxicos e Perigosos, Cibelle Chaves e o Supervisor de Resíduos Sólidos, Raimundo Lima Neto.

Para Hayane Araújo, Superintendente de Gestão de Resíduos da SEMA, “no que tange aos resíduos sólidos, o reconhecimento dos catadores é de fundamental importância. Não há como se falar de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos sem a inclusão dos catadores. Sendo assim, o documentário dá a eles visibilidade e o devido reconhecimento nesse cenário”.

SINOPSE DO DOCUMENTÁRIO

Desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), o projeto Pró-Catador tem o objetivo de desenvolver os grupos econômicos solidários de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, articulando-se em redes de cooperação e comercialização de produtos, estimulando a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e promovendo a inserção social e cidadã da categoria, com vistas na superação da situação da pobreza extrema e da degradação ambiental.

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário