sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Originalmente construído por volta do ano de 1823, um imponente casarão localizado na Praça Pedro II, no Centro Histórico de São Luís, recebe os últimos ajustes após uma minuciosa obra de restauro e revitalização completa. Trata-se do prédio que, a partir de fevereiro de 2021, vai abrigar a nova sede da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Energia (Seinc), responsável pelo registro e pela validação de qualquer atividade empresarial com atuação no estado. 

Executada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), a obra de restauração integra o conjunto de ações do programa Nosso Centro, por meio de parceria entre o Governo do Maranhão e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que vem revitalizando o conjunto arquitetônico de São Luís, como citou o governador Flávio Dino em postagem nas redes sociais. 

“Mais uma obra do programa Nosso Centro do Governo do Maranhão e PAC Cidades Históricas entra na reta final. Um belo casarão sendo restaurado para receber a nossa Junta Comercial, na Avenida Pedro II”, pontuou o governador.  

A obra contemplou uma série de intervenções estruturais, como o restauro dos elementos construtivos originais (esquadrias, paredes, forros, pisos, coberturas, poço e banheira), revitalização da área dos fundos com a implantação de um estacionamento, restauro das pinturas parietais históricas, implantação e modernização das instalações prediais (sistema elétrico, iluminação, hidráulica, telefonia, sistema de prevenção e combate a incêndio e drenagem) e serviços de paisagismo. 

História

Sobrado concebido sob influência do estilo pombalino – estilo arquitetônico que ganhou esse nome em homenagem ao diplomata Marquês de Pombal, responsável pelo projeto de reconstrução de Lisboa, que foi destruída após um terremoto em 1755 –, o casarão que vai abrigar a nova sede da Jucema se prepara agora para receber um moderno sistema de climatização e a implantação de elevadores. 

Um dado histórico chama atenção ao passado da edificação. Registros apontam que o imóvel chegou a ser leiloado pela latifundiária Anna Joaquina Jansen Pereira Leite, mais conhecida como Ana Jansen, ou Donana Jansen, umas das maranhenses mais poderosas do século 19, que virou personagem folclórica por supostamente torturar seu enorme contingente de escravos, embora a má fama de Ana Jansen seja questionada por parte dos historiadores. 

Independentemente dos acontecimentos em torno da edificação quase bicentenária, com a obra de restauro, o prédio situado ao lado da Praça dos Poetas vai revigorar ainda mais o conjunto arquitetônico preservado naquela região, que já conta com os belos palácios dos Leões e de La Ravardière, Edifício João Goulart, Catedral da Sé, entre outros.

Em sua nova sede, a Jucema vai realizar atividades como consultoria empresarial, demandas relacionadas ao registro de empresas, RedeSim e a coordenação das unidades descentralizadas da Junta Comercial.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário