quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Iniciativa pode deve ser o passo inicial para inclusão do local como como roteiro de visitação para ludovicenses e visitantes do Centro Histórico da capital.


Nesta quarta-feira, 9 de dezembro, a Associação Comercial do Maranhão (ACM) abre as portas do Palácio do Comércio para receber um grupo de guias de Turismo vinculados ao Sindegtur – Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Maranhão, em uma iniciativa que deve ser o passo inicial para inclusão da Casa do Empresário como roteiro de visitação para ludovicenses e visitantes do Centro Histórico da capital.

A ideia, segundo um dos idealizadores do projeto, o turismólogo e professor da Ufma,  Saulo Ribeiro, é que o grupo conheça  edificação e o acervo sobre a história do comércio e da Associação ali abrigados, resgatando a história do Palácio do Comércio e criando condições para que esse acervo seja futuramente parte de roteiros turísticos, ampliando assim as opções no turismo de experiência e de novos atrativos para o Centro Histórico. O roteiro a ser criado deverá ser incluído no City Tour do Centro Histórico de São Luís, hoje ofertado por agentes e operadores de turismo de São Luís.

Na ocasião, o grupo fará um sigh spection (visão panorâmica) visita guiada nos  espaços e um primeiro contato com o acervo patrimonial da entidade. Antes disso, participa de palestra sobre Atendimento e Experiência do Cliente, com a turismóloga Renata Costa (às 13h); em seguida percorre as dependências da ACM, na visita guiada (Visita Técnica (Sigh Spection). E, ao final (às 15h50), está programada a saída para um Walking Tour (passeio a pé) pelo Centro Histórico de São Luís, aberto à participação da Diretoria e Conselho Superior da ACM.

A iniciativa, segundo Renata Costa, possibilitará que a história do prédio e do comércio sejam conhecidos por ludovicenses e turistas em visita à cidade nas atividades de passeio pelo Centro Histórico.  “Após a montagem, validação do roteiro e confirmação da viabilidade será feito o lançamento para a imprensa e mobilização junto às agências de receptivo e ações junto ao Sindicato de Guias, para a oferta regular da nova possibilidade de visitação e experiência”, explica ela.

O presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes destacou a importância da iniciativa. "Nos sentimos honrados, é uma parceria que ajuda a compartilhar a cultura, a arte e a história da mais antiga entidade empresarial do Maranhão. É uma maneira nova e imersiva de explorar a rica diversidade cultural da Casa e, sem dúvidas, isso é muito promissor" , declarou 

Dados do Palácio do Comércio - A construção foi iniciada 1º de maio de 1941, quando foi feito o lançamento da pedra fundamental. Para isso, o antigo casarão colonial em que funcionava empreendimento hoteleiro denominado  Hotel Central, foi comprado e demolido para que fosse erguido um prédio imponente para a nova sede da ACM e o Hotel Central como hoje o conhecemos. Durante as negociações para a construção do palácio, o governo exigiu que ficasse à sua permanente disposição, no hotel, um apartamento para os hóspedes oficiais do estado.

A edificação tem características art déco, abrangendo um complexo que inclui a sede da ACM e já abrigou o empreendimento hoteleiro (de vanguarda para a época), o Hotel Central, dotado de acomodações e restaurante com Salão Nobre em sua cobertura.

Sofisticação -Inaugurado em 4 de maio de 1943, o Palácio do Comércio deu vida nova à Praça Benedito Leite e ao Centro Histórico, abrigando as instalações do novo Hotel Central, edificação sofisticada para o seu tempo, levando-se em consideração o que havia de moderno no estado, o prédio tinha a finalidade de desenvolver os serviços de hospedagem e hotelaria em São Luís, "de forma a suprir uma carência sentida até mesmo pelo presidente Getúlio Vargas, em 1934, em visita ao estado", segundo explica o Guia de Arquitetura e Paisagem de São Luís e Alcântara.


Informações e imagens: Ascom SEBRAE/MA

0 comentários:

Postar um comentário