terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Outras importantes obras foram entregues pelo prefeito nesta segunda-feira (28), reforma do Teatro da Cidade, sistema simplificado de abastecimento de água em comunidades da zona rural e praças e quadra, beneficiando bairros como Jardim América, Recanto e Planalto Vinhais

O prefeito Edivaldo Holanda Junior cumpriu uma intensa agenda de entregas nesta segunda-feira (28). Pela manhã, o gestor entregou a reforma do casarão da Rua Portugal, na Praia Grande, e  obras  de reforma do Teatro da Cidade, localizado na Rua do Egito. As obras integram o maior volume de investimentos no Centro Histórico executados nos últimos 30 anos, iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo por meio do programa São Luís em Obras. À tarde, o chefe do executivo municipal inaugurou sistema simplificado de abastecimento de água na comunidade Cabral Miranda, zona rural de São Luís, e praças no Recanto dos Vinhais, Jardim América e Planalto do Vinhais, que também ganhou uma quadra. 

"Hoje entregamos mais um casarão histórico reformado em nossa gestão. São obras que além de valorizar o patrimônio da nossa cidade também contribuem para ocupação do Centro Histórico. Temos implementado um grande volume de obras nas zonas urbana e rural de São Luís, o maior já visto. Isto reflete diretamente na qualidade de vida da nossa população que agora dispõe de obras de infraestrutura que alcançam desde o Centro Histórico, onde já entregamos obras como as reformas da Praça João Lisboa, Largo do Carmo e entorno, Mercado das Tulhas, Praça da Misericórdia, entre outros, até comunidades mais distantes que nunca tinham recebido obras da Prefeitura e que agora têm mais qualidade de vida. Vamos deixar São Luís muito melhor que que a encontramos oito anos antes. Até o dia 31 outras obras serão entregues", disse o prefeito Edivaldo que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda.

Participaram ainda do evento o vice-prefeito Julio Pinheiro, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Maranhão, Maurício Itapary; assim como os secretários municipais Marlon Botão (Cultura), Socorro Araújo (Turismo), Andréia Lauande (Criança e Assistência Social), Nonato Chocolate (Relações Parlamentares) e o presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), Aquiles Andrade, bem como o arquiteto e ex-secretário municipal Gustavo Marques (Projetos Especiais), recentemente desligado da pasta, mas que coordenou boa parte das obras executadas no Centro nos últimos anos. 

A primeira agenda do dia do prefeito foi a entrega do Teatro da Cidade, que recebeu serviços de manutenção e conservação. As obras contemplam acessibilidade à pessoas com deficiência, dentre as quais estão ajuste da altura de janela da bilheteria, recuperação da calçada externa em concreto, com eliminação dos obstáculos; instalação de corrimão em duas alturas nas rampas existentes; instalação de plataforma elevatória de acesso ao palco, e com isso, demolição da escada existente em um dos lados; remoção de cinco cadeiras na primeira fila para vagas reservadas para pessoas com deficiência.

Em seguida, o prefeito desceu a pé para a Rua Portugal onde entregou casarão que foi reformado pela Prefeitura por meio do programa  São Luís em Obras. O casarão, antiga sede da Secretaria Municipal de Habitação, passou por ampla reforma e readequação. Foi reformada a fachada, com a recuperação do revestimento de azulejos coloniais que compõem um mosaico de aproximadamente 800 peças. Os portais são de pedra de lioz, assim como o piso do primeiro pavimento. Nos demais andares há vigas assoalho de madeira, que foram preservadas. Foi construída uma escada, também de madeira, para acesso aos três pavimentos e, paralelamente, um elevador elétrico para facilitar o acesso, especialmente para portadores de deficiência. O prédio deve  

Consta ainda a reestruturação de toda a rede elétrica, sanitária e hidráulica, bem como a instalação de tubulações para rede de dados lógicos (computadores, internet, etc.). Há  ainda uma nova escadaria na parte dos fundos do prédio, feita de peças de aço, assim como um sistema de combate a incêndio e uma rede de câmeras de vídeo para segurança em todas as dependências do prédio.

“Esta é uma das dezenas de obras que a gestão Edivaldo vem realizado dentro do grande projeto de revitalização do Centro Histórico de São Luís e que tem logrado bastante êxito em todas as obras realizadas até agora, graças a uma administração responsável e tecnicamente eficaz, propiciando muitos resultados positivos e que deverão ter continuidade nos anos que se seguem, promovendo cada vez mais acessibilidade aliada à preservação do patrimônio histórico”, comentou Gustavo Marques.

MAIS ENTREGAS

A agenda de inauguração de segunda-feira seguiu pela tarde e à noite. À tarde ele entregou sistema simplificado de abastecimento de água em comunidade da zona rural - a construção faz parte do pacote de obras estruturantes e de fomento à agricultura familiar. Além desse sistema, foram construídos mais dois no polo Amendoeira e São Bruno e um outro foi revitalizado na polo Cinturão Verde. Na comunidade Cabral Miranda foi implantado sistemas de abastecimento de água para potencializar a produção agrícola local. A entrega vai beneficiar cerca de 650 famílias moradoras das comunidades. 

O sistema, que conta com poço artesiano de 100 metros de profundidade, vai permitir ao polo agrícola da comunidade plantação durante todo o ano. Antes, pela falta d’água, os produtores só podiam plantar quando o solo tivesse úmido o suficiente, ou seja, durante o período de chuvas mais suave.

Fechando a agenda do dia, o prefeito Edivaldo entregou ainda as Praça da Lagoa, Recanto Vinhais; Praça Jornalista Othelino Filho, no  Recanto dos Vinhais; Praça do Jardim América e praça e quadra, no Planalto do Vinhais. 

OUTRAS OBRAS

Lembrando que, na semana passada, o prefeito Edivaldo entregou as obras de restauração de um imóvel colonial na Rua da Palma, Centro Histórico, para uso como habitação social. A ação beneficia 14 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. O imóvel também conta com adaptações para pessoa com deficiência.

Os apartamentos têm um, dois ou três quartos, além de sala, cozinha e banheiro. Para isso, foram feitos serviços de estabilização, construção e restauração, instalação de sistemas hidrossanitários, elétricos e de combate a incêndio, piso em cerâmica, forro em madeira, esquadrias em madeira, restauração dos gradis, escada em concreto e guarda corpo em inox, varanda com assoalho no pavimento superior e reforma do pátio interno.

Todas estas ações vêm a somarem-se ao conjunto de obras executadas ao longo da gestão do prefeito Edivaldo que estão recuperando o acervo histórico arquitetônico de São Luís, preservando a memória da cidade e enriquecendo o título de Patrimônio Cultural Mundial que a cidade recebeu há 23 anos.

Por meio da parceria entre a Prefeitura de São Luís e o IPHAN foram feitas as reformas das praças Deodoro e Panteon, Praça Pedro II, Rua Grande, Praça da Alegria e Praça dos Pescadores (Portinho).

Com investimentos próprios da Prefeitura por meio do programa São Luís em Obras foram reformados e entregues o Mercado das Tulhas, a Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno, a Praça da Misericórdia, Largo de São João e casarão da Rua do Giz para abrigar a sede da Escola Municipal de Música (Emmus).

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário