segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Com os novos Ecopontos, já são 23 equipamentos em funcionamento em diferentes regiões de São Luís; ação integra a política de resíduos sólidos colocada em prática na gestão do prefeito Edivaldo e que contabiliza importantes avanços na área

Mais dois Ecopontos - na Avenida dos Holandeses e na Avenida Borborema, ambos no Calhau -  foram entregues pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior na tarde desta segunda-feira (21). Com mais essa entrega, São Luís passa a contar com 23 equipamentos do tipo em pleno funcionamento. Referência nacional na política de resíduos sólidos, São Luís segue avançando para se tornar uma das cidades mais sustentáveis do país graças aos investimentos feitos pelo prefeito Edivaldo. Os equipamentos estão aptos a receber entulhos de construção civil, resto de podas de árvores, descarte de equipamentos eletrônicos e materiais recicláveis em geral, como garrafas PET, papel e papelão, entre outros. 

“Estamos entregando dois equipamentos muito importantes. Temos investido bastante nos últimos anos para a profissionalização da gestão de resíduos sólidos de nosso município com intuito de promover uma São Luís mais sustentável. Para isso, também transformamos o antigo aterro da Ribeira em uma Centro Ambiental onde dispomos de equipamentos importantes para reciclagem de resíduos sólidos, dentre outras coisas, gerando emprego e renda, além de conscientização, que é muito importante para que possamos viver com mais qualidade de vida”, disse o prefeito Edivaldo, que esteve acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, da presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís, Carolina Moraes Estrela. Também participaram do evento a deputada estadual Helena Duailibe; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Maranhão, Thiago Diaz e o vereador eleito Batista Matos.

Nos dois equipamento localizados no Calhau foram construídas plataformas elevadas para manobra e descarga de veículos e carroças. As plataformas dão acesso às caçambas de aço, que recebem o material trazido pelos usuários. Cada caçamba destina-se a receber um tipo diferente de material, como restos de construção civil, poda de árvores e capina, papelão e plásticos, entre outros.

O pátio central e demais dependências dos dois Ecopontos são constituídas de piso concretado e área de manobra coberta de pedra brita. Completando o sistema de triagem, uma estrutura de concreto armado e paredes de alvenaria formam as quatro baias de separação de recicláveis (papel, papelão, metais, garrafas pet, entre outras).

O prédio administrativo conta com salas para atendimento ao público e toda a edificação dispõe de modernas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, reservatório de água potável, banheiros com acessibilidade.

“Os Ecopontos são equipamentos públicos destinados à recepção de resíduos sólidos passíveis de reciclagem. Nós estamos trabalhando em um programa de expansão dos Ecopontos em São Luís e, com mais esses dois que estamos entregando hoje, agora a população passa a contar com 23 equipamentos em funcionamento, que são importantes vetores de recepção para as pessoas que têm materiais para entregar. Esses equipamentos vão contribuir para que nosso município eleve ainda mais a sua taxa de reciclagem, que é hoje a capital do Norte e Nordeste com taxa mais alta nessa categoria”, destacou a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela.

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Os Ecopontos são equipamentos públicos onde a população pode fazer a entrega voluntária de materiais recicláveis, evitando o descarte irregular nas vias públicas e o desperdício de matéria-prima. Os equipamentos são construídos estrategicamente em áreas que já foram usadas para o descarte irregular de resíduos sólidos.

Os equipamentos ainda geram emprego e renda já que parte dos recicláveis são entregues às cooperativas de catadores, aumentando a produção e os ganhos destas entidades. Os Ecopontos funcionam de segunda-feira à sábado, das 7h às 19h. Além de materiais recicláveis, a população pode fazer o descarte de restos de poda e capina, entulho de obras e eletrodomésticos avariados.

Entre os avanços no setor destaque para o Centro Ambiental Ribeira – São Luís. No local, onde antes funcionava um lixão, foram instalados um Galpão de Triagem de Materiais Recicláveis, um Pátio de Compostagem de Resíduos Orgânicos e uma Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil que vão garantir o reaproveitamento de 7.300 toneladas de resíduos por mês. Além disso, o Centro de Educação Ambiental também implantado na área vai fortalecer as políticas de incentivo à reciclagem na capital.

O município de São Luís dispõe, ainda, do serviço de Coleta Seletiva Domiciliar por agendamento. Por meio deste serviço, o cidadão pode entrar em contato com uma central de atendimento e agendar o recolhimento domiciliar dos materiais recicláveis já devidamente separados. Vale lembrar também que, ao longo de 2020, foram instaladas 10 mil lixeiras em toda a cidade para garantir o descarte ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.

Os investimentos feitos pelo prefeito Edivaldo na gestão de resíduos sólidos garantiram que São Luís se tornasse referência nacional no setor, sendo a cidade do Nordeste com maior taxa de reciclagem, cerca de 5,5%, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

SAIBA MAIS

Materiais recebidos nos Ecopontos

ELETRÔNICOS: televisão, monitores, celular, impressoras, mouses, teclados, etc – até três unidades

ENTULHO: resíduos de construção civil, como tijolos, telhas, gessos etc – até 2m³ (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)

MADEIRAS: até 2m³ (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)

ÓLEO DE COZINHA: até 5 litros

PNEUS: até 4 unidades

PODAS DE ÁRVORE E RESTO DE CAPINA: até 2m³ (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)

RECICLÁVEIS: plástico, papel, isopor, metais, vidros, etc (até 300 litros – 3 sacos grandes)

VOLUMOSOS: móveis, sofás, colchão etc (até dois volumes)


Que materiais os Ecopontos não recebem

- Lixo doméstico

Animais mortos

Resíduos hospitalares

Resíduos perigosos/contaminados: pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos/tonner, etc


Qual o horário de funcionamento dos Ecopontos?

Segunda-feira a Sábado, das 7h às 19h


Informações:

Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana: 0800 098 1636.


Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário