sábado, 5 de dezembro de 2020

Equipamento, que integra um pacote de dez mercados reconstruidos ou reformados pela Prefeitura de São Luís, agora dispõe de infraestrutura para possibilitar mais conforto e segurança para consumidores e comerciantes


O prefeito Edivaldo Holanda Junior entregou, neste sábado (5), o novo Mercado do Monte Castelo, que foi totalmente reconstruído a partir de investimentos do programa São Luís em Obras. Com a intervenção, o espaço agora conta com boxes e bancadas adequados para a comercialização organizada de produtos hortifrutigranjeiros, o que vai possibilitar aos consumidores mais segurança ao adquirir os alimentos e mais dignidade aos feirantes para o desempenho de suas atividades. O novo equipamento é o quinto a ser entregue completamente renovado pela Prefeitura de São Luís a partir de um volume de 10 mercados que serão completamente recuperados até o fim do ano.

"O mercado do Monte Castelo já estava desativado há bastante tempo porque estava com a antiga estrutura em ruínas e a nossa gestão teve a oportunidade de poder ir além da reforma, na verdade nós reconstruimos este mercado. Com isso, estamos dando dignidade aos feirantes e aos moradores para que possam comprar com segurança. Hoje, a Prefeitura de São Luís realiza a maior intervenção já vista na cidade no eixo mercados. Só na nossa segunda gestão são 10 mercados reformados ou reconstruídos, sem contar com os que receberam serviços na nossa primeira gestão. Para todos nós é uma felicidade muito grande poder promover um momento grandioso e tão importante como esse", destacou o prefeito Edivaldo.


Durante a entrega do novo Mercado do Monte Castelo, o prefeito Edivaldo esteve acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda; dos secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo; de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Émerson Macêdo; de Relações Parlamentares, Nonato Chocolate; da Criança e Assistência Social, Andréia Lauande; da Fazenda, Délcio Rodrigues; da vereadora Concita Pinto; do representante do bairro, Samuel Araújo; além de moradores e feirantes.

Os serviços de reconstrução do novo Mercado do Monte Castelo deram vez a um espaço moderno, com fundações diferentes das que tinha a antiga estrutura. As obras do mercado tiveram por objetivo revitalizar as atividades que a feira teve tempos atrás, tirando-a, portanto, do estado deteriorado em que se encontrava. Para isso, toda a estrutura teve de ser demolida, ou seja, apenas o terreno foi aproveitado, tendo sido erguida uma estrutura moderna e tão sonhada pela comunidade, que precisou, por muito tempo, se deslocar para bairros vizinhos como Liberdade e João Paulo para fazer suas compras.

RECONSTRUÇÃO


A obra foi coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). "Trata-se, na verdade, de uma obra de construção, porque nesse espaço não havia mais nada, nenhuma estrutura digna para o trabalho dos feirantes. Agora, essa estrutura que construímos conta com 40 boxes e mais 10 bancas, ou seja, 50 pontos comerciais que vão gerar mais emprego e renda. Vale lembrar que é um mercado que segue todas as normas de acessibilidade e além de ser um equipamento confortável é muito importante para a comunidade, tendo sido construído em um curto espaço de tempo. O prefeito Edivaldo está entregando mais uma obra de grande impacto econômico e social", frisou o titular da Semosp, Antonio Araújo.

As obras no novo mercado do Monte Castelo seguiram os mesmos moldes das demais em execução e dos outros quatro mercados já entregues neste ano pelo prefeito Edivaldo. Os serviços executados incluíram a readequação do espaço de boxes e bancas, novo telhado, piso, revestimento, pintura de toda parte interna e externa, novos banheiros - incluindo banheiro para uso exclusivo para pessoa com deficiência. Também foram implantadas novas redes hidráulica, elétrica e sanitária, foi feita a instalação de equipamentos de segurança contra incêndio, inclusão de elementos para o manuseio e armazenagem adequados de alimentos, bem como o armazenamento de água, novos lixeiras para o descarte correto de resíduos sólidos, além de acessibilidade para pessoas com deficiência.


"Hoje, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior entrega mais um mercado, que foi totalmente reconstruído. A nova estrutura vai oferecer muitos benefícios aos permissionários. Antes, eles não tinham um local adequado para trabalhar, apenas escombros, ruínas onde tentavam, minimamente, se organizar. Agora, eles vão contar com um espaço mais moderno, com piso e teto de qualidades, sistema para combate a incêndios, água e muito mais, o que vai resgatar não só o local de venda, mas, também, o bairro e toda região. Essa obra não se resume só à estrutura física, mas vai muito além e alcança a saúde da comunidade, bem como segurança, empreendedorismo e o resgate da qualidade de vida e dignidade para quem trabalha e quem compra", pontuou o titular da Semapa, Émerson Macêdo, pasta que administra esse tipo de equipamento na cidade.

APROVAÇÃO

O novo Mercado do Monte Castelo deixou felizes os feirantes que estavam ansiosos pelo dia da inauguração. Um dos feirantes, Zilton de Jesus Rêgo, de 44 anos, disse não ver a hora de assumir um dos boxes e retomar o ritmo de trabalho. "A antiga estrutura era toda acabada, na verdade nem existia. A gente, feirante, que dava um jeito de tentar arrumar um pedaço aqui, outro ali, para poder trabalhar, mas a realidade era muito triste mesmo. Agora, a expectativa é a melhor, inclusive já estou até pensando em ampliar a lista de produtos e acrescentar outros, porque agora tem condições de a gente conseguir se organizar direitinho", destacou.

Como Zilton, a feirante Elizabeth Nunes, de 39 anos, diz que ver o mercado de pé, totalmente modernizado, é um sonho que está se realizando. "Estou muito feliz de ver que o prefeito Edivaldo cumpriu com o que prometeu. Por muitos anos os feirantes tiveram de trabalhar em um ambiente com zero salubridade. Agora, com toda essa estrutura moderna, não tenho dúvidas de que a gente vai conseguir vender melhor e os consumidores vão se sentir mais atraídos e comprar alimentos mais seguros", ressaltou.

O representante do bairro Monte Castelo, Samuel Araújo, relembrou a época em que o espaço estava deteriorado e agradeceu ao prefeito Edivaldo pela iniciativa de proporcionar ao bairro um espaço moderno. "Estamos todos muito felizes, é um sonho que está se realizando. O prefeito Edivaldo deixa um legado muito importante e que será eternizado em nossas vidas. Há 36 anos eu moro de frente à feira e, assim como os outros moradores, só a gente para saber o que passou para que chegasse esse dia. O prefeito Edivaldo vai entrar para a história como o homem que transformou São Luís".

Por meio do programa São Luís em Obras os principais mercados públicos de São Luís estão passando por reestruturação. Já foram reinaugurados o Mercado do Coroadinho, que foi totalmente reconstruído; o Mercado do Anil, que passou por ampliação; o Mercado das Tulhas, que teve sua arquitetura histórica restaurada, e o Mercado do Santo Antônio, que também conta com nova estrutura após reconstrução. Outro equipamento reinaugurado foi o da Vila Palmeira, ainda no começo da gestão do prefeito Edivaldo. Atualmente, estão em obras e serão entregues até o fim do ano os mercados do São Francisco, Cohab, Vila Bacanga, Santa Cruz e Bom Jesus.

Informações e fotos: Agência São Luís

0 comentários:

Postar um comentário