terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Recebem os serviços os bairros Cohab e Ponda d'Areia; ação da gestão do prefeito Edivaldo dá mais mobilidade ao tráfego e garante espaços de lazer e prática esportiva mais seguros

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), está implantando ciclofaixas em alguns pontos da capital. Recentemente, o órgão contemplou com a iniciativa bairros como Cohab e Ponta d'Areia. As ciclofaixas geralmente são situadas em vias arteriais e coletoras, normalmente localizando-se nas bordas da pista por onde passam os veículos automotores. Além da delimitação da pista, também está sendo feita toda sinalização vertical e horizontal (placas e pinturas no solo). A ação soma-se a outras implementadas pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior para dar mais mobilidade ao tráfego da capital, bem como garantir espaços de lazer e prática esportiva mais seguros. 

Na Cohab, as ciclofaixas estão no trecho que corresponde à extensão da Avenida Treze, entre as avenidas 4 e Joaquim Mochel. Ao todo, são 1.500 metros de um espaço de circulação exclusiva para bicicletas. Os serviços também estão sendo executados em 2.400 metros da Avenida Dr. Jackson Kepler Lago, Ponta d'Areia. As ciclofaixas da Cohab e Ponta d'Areia, que serão de uso permanente, consistem em faixas vermelhas com bordas brancas, sinalização vertical indicativa e tachões a cada dois metros com a finalidade de proporcionar maior segurança aos ciclistas que circulam na área.

Segundo o titular da SMTT, Israel Pethros, a escolha das áreas para a implantação da ciclofaixa vem atender a uma demanda crescente das atividades de recreação de ciclistas nessas regiões, em função de obras realizadas pelo prefeito Edivaldo, destacando-se a revitalização e construção de praças. 

“Várias ações da Prefeitura vêm sendo realizadas no sentido de criar espaços para atividades esportivas e de lazer dentro da capital, garantindo mais qualidade de vida à população. Com isso, a gestão do prefeito Edivaldo também se preocupou em proporcionar mais segurança àquelas pessoas que utilizam a bicicleta, tanto pra a prática de esporte, como para recreação, como já ocorre na Litorânea e na extensão da Avenida dos Holandeses até a Ponta d’Areia -  aos sábados, domingos e feriados”, disse Pethros.

Outros espaços destinados ao uso de ciclista na vias de São Luís são as ciclovias, vias caracterizadas por demarcação física como meio-fio, mureta, grade e bloco de concreto.  Na capital, esses espaços estão implantados nas avenidas São Luís Rei de França e Litorânea, numa extensão de 6km quilômetros em cada uma; no entorno da Lagoa da Jansen a extensão da ciclovia é de 4km e na avenida principal do bairro São Raimundo, existe uma extensão de 1,5km de via destinada a ciclistas. Recentemente, o prefeito Edivaldo inaugurou outra ciclovia na Cidade Operária, com 1km de extensão.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário