terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Logradouro ganha nova configuração urbanística e soma-se a outras obras que o prefeito Edivaldo realiza no Centro da cidade, transformando a área em um local mais preservado, confortável e com mais acessibilidade


O prefeito Edivaldo Holanda Junior reinaugurou um dos espaços mais tradicionais do Centro de São Luís, a Praça da Misericórdia, nesta terça-feira (1º). O logradouro vinha se deteriorando gradativamente há anos por causa da ação de vândalos e da falta de conservação. Agora é mais uma praça totalmente recuperada, com nova arborização, bancos para descanso, quiosques para a venda de lanches, entre outras melhorias como a restauração da fonte e monumento histórico que ganharam iluminação artística para deixar a área ainda mais bonita. Este é mais um investimento do programa São Luís em Obras por meio do qual a gestão do prefeito Edivaldo tem executado o maior volume de intervenções das últimas décadas para recuperar o patrimônio histórico e arquitetônico da capital. Também nesta terça-feira foram inauguradas duas praças no bairro Vila Nova, na área Itaqui-Bacanga.

“A história da Praça da Misericórdia, que foi fundada em 1912, se confunde com a história da cidade. Este local estava totalmente degradado e sendo usado de forma irregular. Hoje estamos entregando um espaço totalmente recuperado, com novo paisagismo, área de lazer para as crianças e com sua fonte e monumentos restaurados, embelezando ainda mais a área. Também construímos quiosques para acomodar o comércio do entorno, garantindo a renda destas pessoas. Esta é mais uma obra que integra o maior programa de recuperação do Centro de São Luís, por meio do qual já entregamos a Praça da Bíblia, Parque do Bom Menino, Praça João Lisboa, Largo do Carmo e Rua de Nazaré. Estamos trabalhando para entregar até o fim do ano o Largo de São João, a Praça da Saudade e a urbanização da Fonte do Bispo. Estamos devolvendo ao Centro a sua importância histórica, social, cultural e turística”, destacou o prefeito Edivaldo.

Acompanharam o prefeito Edivaldo a primeira-dama, Camila Holanda; o vice-prefeito, Julio Pinheiro; os secretários municipais de Projetos Especiais, Roberto Sousa; Turismo, Socorro Araújo; Representação Parlamentar, Nonato Chocolate; Educação, Cursino Raposo; Criança e Assistência Social; Andréia Lauande; presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Fábio Henrique Carvalho; e o subprefeito do Centro, Jeferson Viégas.

O vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, afirmou que a importância da reforma da Praça da Misericórdia se dá por ser uma das mais simbólicas da cidade. “O simbolismo que esta praça tem não apenas para o Centro, mas para toda a cidade é algo muito representativo. Por isso, o trabalho que o prefeito Edivaldo fez aqui é uma revolução, assim como todos os investimentos que estão sendo feitos na região do Centro. É um trabalho que se destacará ainda por muitos anos no futuro”, disse.

REFORMA

Localizada entre as ruas do Norte, Santa Rita e Misericórdia, a Praça da Misericórdia agora tem novo piso em granilito, novos canteiros, foram instalados postes de iluminação, banheiro adaptado para uso por pessoa com deficiência, bancos, lixeiras e toda a praça conta com piso tátil e rampas para garantir a acessibilidade de todos. Foi implantada uma casa de bombas para garantir o funcionamento do sistema de iluminação e da fonte.

A praça recebeu novos canteiros e por meio do projeto paisagismo a área foi gramada, ganhou ajardinamento e o plantio de diversas espécies vegetais para garantir sombra e um ambiente mais fresco para os frequentadores. Também foi feita uma pequena horta com capim-limão, vinagreira, joão-gomes, entre outros. Para manter o local sempre verde foram instalados três pontos de irrigação. Anteriormente havia apenas um que estava danificado há anos.

Também foi implantada uma área de recreação infantil e seis quiosques para a venda de água, água de coco, sucos e lanches. As vias do entorno ganharam pavimento em blocos de concreto. Todas estas melhorias deram nova configuração arquitetônica ao espaço que volta a ser um dos cartões-postais mais tradicionais da cidade e espaço de lazer e descanso para os moradores do entorno, frequentadores do Centro e turistas.

O titular da Sempre, Roberto Sousa, afirmou que o prefeito Edivaldo está garantindo a reintegração dos logradouros do Centro com a população de São Luís. “Se nós fizermos um antes e depois do Centro vamos notar que a população da cidade mudou sua relação com esta área. As pessoas voltaram a frequentar o Centro. E isto é graças ao trabalho que o prefeito Edivaldo vem executando, recuperando estas áreas. Com isso, incentivamos o comércio do entorno, valorizamos os imóveis vizinhos e tornamos o Centro mais atrativo para moradores da cidade e turistas. É com certeza uma das políticas mais importantes desta gestão”, disse.

APROVAÇÃO

Sandra Farias tem 78 anos e há 71 mora na Rua de São Panteleão, próximo à praça. Ela lembra bem as transformações que o espaço sofreu nas últimas décadas. “Quando eu era criança, esta era uma das praças mais lindas da cidade. Com o tempo ficou abandonada e sendo ocupada de forma irregular. Agora está linda novamente. Eu vou voltar a fazer caminhada aqui todos os dias”, disse.

Quem também aprovou a obra foi Lúcia Araújo, que mora no Bairro de Fátima, mas sempre que vai ao Centro passa pela praça. “Aqui estava tudo destruído, mas agora é uma beleza só. A gente já pode sentar de novo e descansar um pouco. A Prefeitura está de parabéns”, comentou.

Já Gonçalo Gomes tem dois motivos para comemorar. Além da entrega da praça totalmente recuperada, ele ganhou um quiosque com toda a infraestrutura necessária para atender seus clientes. “Eu trabalho nesta praça há mais de 30 anos e nunca nenhum dos vendedores daqui teve apoio do poder público. Agora a gente pode receber nossos clientes com mais alegria. Com certeza a nossa renda vai aumentar”, comemorou.

RECUPERAÇÃO DO CHAFARIZ

O chafariz da Praça da Misericórdia estava desativado há décadas. Durante a reforma do espaço ele foi restaurado assim como o monumento que faz parte do conjunto arquitetônico. O chafariz tem 108 anos, tendo sido inaugurado em 18 de maio de 1912. É composto por uma estátua feminina, feita de ferro fundido e, em seu interior, uma tubulação de água com saída no topo de sua cabeça. Com a restauração, o monumento ganhou nova tubulação hidráulica e nova iluminação artística.

Não há registro da última restauração feita no monumento, que também teve grande importância para o dia a dia dos moradores do entorno que no passado usavam o chafariz como fonte de abastecimento de água.

HISTÓRIA DA PRAÇA

A Praça da Misericórdia fica em frente ao Hospital Santa Casa de Misericórdia, tendo sido batizada, ainda no século XIX, como Largo do Hospital da Misericórdia, mas um decreto da Câmara Municipal, em 1894, mudou o nome para Praça Conselheiro Silva Maia. Já em 1903, alteraram para Praça da Caridade, mas ainda hoje o local é conhecido como Praça da Misericórdia.

A praça também já foi denominada de Afonso Saulnier de Pierrelevée, em homenagem ao primeiro médico cirurgião do Hospital Português e da Santa Casa de Misericórdia. Ele é considerado o primeiro médico cirurgião do Maranhão e um dos primeiros da região Nordeste a implantar uma prótese em membro inferior (perna) em uma escrava de sua propriedade.

RECUPERAÇÃO DO CENTRO

Esta obra soma-se a outras da área central de São Luís realizadas pela gestão do prefeito Edivaldo por meio do programa São Luís em Obras, o maior programa de infraestrutura já executado na capital, abrangendo bairros da área central à zona rural.

Por meio do programa, já foram entregues na área central da cidade o Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia e Estádio Municipal Nhozinho Santos, que passaram por reformas estruturais. Também já foi inaugurado a Escola Municipal de Música (Emmus) em casarão da Rua do Giz que foi totalmente recuperado, e o Mercado das Tulhas (Feira da Praia Grande), Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno.

Estão em execução as reformas do Largo de São João, Casarão da Rua do Giz, e o Casarão da Rua da Palma, para uso como habitação de interesse social, além de casarão na Rua Portugal para abrigar órgãos da administração municipal. Também está sendo feita a recuperação da pavimentação de paralelepípedos de 30 ruas do Centro Histórico para garantir mobilidade. A região central também tem recebido obras importantes de infraestrutura em bairros como Vila Passos, Lira, Belira, Goiabal e Diamante.

MAIS PRAÇAS

Ampliando a oferta de espaços de lazer e prática esportiva pela cidade também foram inauguradas duas praças no bairro Vila Nova, área Itaqui-Bacanga. As praças contam com pistas de caminhada, arborização, bancos, lixeiras, nova iluminação e acessibilidade. Com isso a gestão Edivaldo urbanizou mais uma área degradada na cidade, melhorando a vida dos moradores do entorno.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário