quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Devido à falta de vacina ou medicação comprovadamente eficaz contra a Covid-19, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), decidiu pelo cancelamento da tradicional festa de Réveillon, que anualmente é realizada em São Luís e em várias cidades do estado, com apoio do poder público estadual.

Em contrapartida, para não deixar o momento passar em branco, a Secma preparou uma queima de fogos na virada do ano, que poderá ser vista em 15 pontos estrategicamente distribuídos pela cidade de São Luís, e um na cidade de Imperatriz.

Som reduzido

A grande novidade é que a queima de fogos deste ano vai dar prioridade a um espetáculo com mais luzes e menos barulho. A medida foi pensada para não afetar animais e pessoas com autismo, que são mais sensíveis aos barulhos dos fogos artifícios, como explicou o secretário de Cultura Anderson Lindoso, em entrevista recente a uma rádio local.   

“Será uma festa com mais cor e menos barulho. Temos a preocupação em diminuir o ruído, por conta dos animais e das pessoas”, esclareceu Anderson Lindoso.

O secretário ressalta que foram definidos 22 pontos espalhados pela cidade para que as pessoas fiquem em casa e evitem aglomerações.

“Não há necessidade de sair de casa e se aglomerar em praças e ruas. As pessoas vão olhar [os fogos] pela janela ou sacada”, destacou Anderson Lindoso.

Festas privadas estão liberadas, mas com limite de público

Mas o cancelamento do Révellon é referente apenas à festa organizada pelo Governo do Estado, não havendo deliberação da esfera estadual que impeça a realização de festas produzidas pela iniciativa privada.

No entanto, os produtores de eventos deverão respeitar o decreto estadual N° 36.203, editado pelo governador Flávio Dino no dia 30 de setembro de 2020, que proíbe a realização de eventos públicos com mais de 150 pessoas durante o período pandêmico.

Programações de Réveillon promovidas pelos municípios maranhenses também não estão proibidas, dependendo exclusivamente da decisão de cada prefeitura.

Veja abaixo quais serão os pontos de queima de fogos preparados para o Réveillon 2021:

Avenida Litorânea (prolongamento)

Parque do Rangedor (estacionamento)

Forte de Santo Antônio

Residencial José Chagas (Av. Ferreira Goulart)

Avenida Ferreira Goulart (próximo a cabeceira da Ponte José Sarney)

Avenida Beira Mar (Coreto)

Anel Viário (atrás do papódromo)

Estádio Castelão

IEMA Rio Anil (bairro Bequimão)

CEM Almirante de Tamandaré (Cohab Anil IV)

Praça Viva Maiobão

Praça Viva Cidade Operária

Cais da Raposa

Cais de São José de Ribamar

Mirante da Lagoa da Jansen 

Calçadão de Imperatriz

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário