segunda-feira, 14 de dezembro de 2020


Iniciativa acontece de forma virtual e reunirá empresários do trade turístico de todo o estado, que estejam buscando inovação para os seus negócios.

Com o objetivo de promover os roteiros de Turismo de Experiência no Maranhão, por meio da ampliação das negociações entre os integrantes da cadeia produtiva do turismo e fortalecer o relacionamento entre os empreendedores do estado, o Sebrae Maranhão realizará no próximo dia 15 de dezembro, às 14h, a primeira edição do Encontro Maranhense de Negócios do Turismo de Experiência.

O encontro empresarial será realizado na modalidade online, via plataforma Zoom e terá como principal, identificar oportunidades e demandas do setor e ainda viabilizar a interação entre as empresas, clientes e fornecedores em uma atmosfera diferente e acolhedora, que facilite o diálogo e as negociações. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na loja virtual do Sebrae Maranhão (loja.ma.sebrae.com.br).

Segundo os especialistas, o retorno potencial do Turismo no Brasil, está previsto para o segundo semestre de 2021 e o conceito de “Turismo de Experiência” é um nicho de mercado que está cada dia mais em evidência e com isso vem atraindo adeptos para essa “nova” modalidade do Turismo.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) apontou em seus estudos recentes que o turista dos dias atuais deseja viajar para destinos onde mais do que visitar e contemplar, seja possível também sentir, viver, emocionar-se e ser personagem de sua própria viagem. Considerando isto, o Sebrae Maranhão, por meio das Unidades Regionais de São Luís, Lençóis - Munim, Balsas e Pinheiro, de forma integrada, irão promover o encontro visando o aumento no número de negócios no turismo em 2021, através do compartilhamento do que está sendo proposto de inovador no território maranhense, de forma que os empreendimentos possam diversificar a oferta turística com foco no turismo de experiência.

Em um ano em que o setor do turismo foi atingido pela crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus, a baixa nas vendas no segmento assustou muitos empresários e até levou alguns deles a encerrar os seus negócios. A proposta do evento é apontar soluções que podem gerar diversos resultados, entre eles, a geração de parcerias, efetivação de negócios, o aumento da autoestima dos empresários e a formação de networking dentro do setor.

Para o Diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, o encontro é uma oportunidade para que os empresários do estado ampliem a sua rede de contatos e possam absorver experiências exitosas de outros empresários e palestrantes.

“O Sebrae acredita que ao ter conhecimento dos produtos de turismo de experiência existentes no estado, o empresário pode criar novas oportunidades de diversificar a oferta de produtos turísticos ofertados, aumentando assim a nossa competitividade com outras regiões do país. Além disso, o networking construído dentro de um ambiente como este com certeza contribui para o fortalecimento da rede de cooperação dentro do estado, uma vez que os empresários participantes podem trocar conhecimentos entre eles e  ainda absorver as lições de um dos maiores cases de sucesso em turismo de experiência responsável do Brasil, que é a empreendedora Marianne Costa”,  garantiu Borralho.

A programação prevê a apresentação em formato de pitchs dos produtos de turismo de experiência de empreendimentos atendidos pelos projetos Sebrae Maranhão e ainda a Roda de Conversa “Turismo de Experiência como diferencial competitivo”, com Marianne Costa, da Vivejar.


Marianne Costa - Marianne Costa é empreendedora social e apaixonada pelo Brasil. Fundadora da Vivejar, operadora brasileira focada em experiências turísticas transformadoras e responsáveis. Em 2018, a Vivejar foi reconhecida pelos principais prêmios de turismo sustentável do Brasil.

Marianne também fundou a Raízes Desenvolvimento Sustentável, uma consultoria nacionalmente reconhecida e premiada pelos seus projetos de desenvolvimento local, o Coletivo Muda pelo Turismo Responsável e a Mulheres do Turismo em Rede. Com carreira marcada pela liderança e protagonismo nas causas que acredita é conselheira do Sistema B Brasil, fundadora do Muda – Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável, atua ativamente na articulação e advocacy para o turismo que gera renda e inclusão, preserva a natureza e transforma vidas. Fundou o Instituto Vivejar, uma organização sem fins lucrativos que atende às necessidades de desenvolvimento do turismo comunitário e responsável em todo o Brasil.


PROGRAMAÇÃO

ENCONTRO MARANHENSE DE NEGÓCIOS DO TURISMO DE EXPERIÊNCIA – 15/12/2020

14h

Início do evento – Fala Institucional

14h30– 16h30

Apresentação dos produtos de turismo de experiência pelos empreendimentos atendidos pelos projetos SEBRAE

19h às 21h

Roda de Conversa - "Turismo de Experiência como diferencial competitivo para negócios" com Marianne Costa da VIVEJAR (SP) e case maranhense.

- Reconhecimento das oito empresas que mais se destacaram na apresentação dos pitchs.

- Encerramento


Informações e fotos: Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão


0 comentários:

Postar um comentário