sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Visita dos dirigentes do Sebrae à Pousada Vila Capininga, em Santo Amaro, durante o TranformAgora 2020.

Um dos grandes desafios do setor do turismo em 2020 vem sendo a retomada das atividades no atual estágio da pandemia de coronavírus.  Ações e estratégicas focadas no fortalecimento do turismo interno, readequação de roteiros e atrativos e do próprio modo de operação da atividade, combinadas com a atenção para as necessidades do turista no chamado novo normal e amparadas em estratégias de uso intensivo dos meios digitais como ferramentas de acesso a mercado tem feito a diferença no dia a dia dos negócios e devem repercutir nos resultados e na rapidez de realinhamento do setor.

No Maranhão, com o apoio permanente do Sebrae, as empresas do segmento além de voltarem-se para esses condicionantes da retomada segura, buscado a preparação necessária para se manterem ativas no mercado atuando de forma sustentável.

No caso da Rota das Emoções, várias iniciativas empreendidas pelo Sebrae e pelo trade dos municípios integrantes da Rota, ao longo de 2019 e 2020, contribuíram para manter abertas boas perspectivas de atuação. Tanto que a expectativa para 2021 é positiva, incluindo-se o fato da renovação nas lideranças das Secretarias Municipais de Turismo do território estarem, hoje, sendo ocupadas por gestores com experiência empresarial e que tendem a somar no planejamento e execução de ações e parcerias. 

“Além do mais, vemos as entidades coletivas se fortalecendo e buscando a realização de ações conjuntas para que esses resultados tenham maior efetividade”, aponta Flávia Nadler, analista técnica do Sebrae estadual e coordenadora do Núcleo de Atendimento Empresarial da instituição em Barreirinhas (NAE Barreirinhas).  

Balanço de ações

Entre os destaques das ações do Sebrae estadual na Rota das Emoções estão programas como o Investe Turismo - desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur e a instituição, e que foi realizado em todos os estados brasileiros, reunindo mais de quatro mil empreendedores ligados ao setor. Também foram decisivos os resultados do Cadastur que já superou a marca de 100 mil inscritos.

O diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, destaca ações de apoio a empreendedores da Rota das Emoções: o momento é de juntar forças e seguir em frente. 













De acordo com o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho de Andrade, "a instituição não tem medido esforços para promover o Estado como destino turístico, através de ações integradas que abrangem as diversas regiões do Maranhão".

O diretor garantiu, ainda, que “o Sebrae vem buscando a cada dia aprimorar suas ações de promoção e divulgação dos destinos maranhenses”, aliando nesse desafio a capacitação das empresas para a nova realidade do turismo, um dos segmentos mais impactados pela pandemia.

Para que se tenha uma ideia, em 2020, o executivo informa que foram firmadas inúmeras parcerias com entidades públicas, prefeituras, “além do apoio irrestrito aos empreendedores locais que garantiram que, mesmo em um ano repleto de adversidades, o turismo no estado permanecesse vivo e retomando sua grandeza gradativamente”. 

Ações robustas 

Também se destacam ações mais robustas como o Plano de Retomada da Rota das Emoções que reuniu, em uma única iniciativa, ações em várias áreas, tomando por base todos os desafios gerados pela pandemia da COVID-19 e as tendências de mercado para o turismo. 

No âmbito do Plano, o Sebrae ofertou consultorias, treinamentos e eventos em formato híbrido e para a gestão do marketing digital e de processos de vendas e captação de clientes, sempre no meio digital, e ainda um forte investimento para a observação de decretos, normas legais e protocolos de segurança sanitária preconizados no estado.

Nesse contexto, foram atendidas mais de 300 empresas dos segmentos de agências de receptivo, meios de hospedagem, alimentação fora do lar e artesanato dos municípios maranhenses da Rota das Emoções, atendidas pela Unidade Regional Lençóis Munim, vinculadas ao NAE Barreirinhas. As empresas sediadas em São Luís – portal de entrada da rota no estado, do segmento de agências de receptivo, foram atendidas pelo projeto de Turismo Criativo, executado em 2020 pela Unidade Regional de São Luís.

TransformAgora

Outra ação que merece destaque foi o segundo ciclo de visitas do programa TransformAgora, a caravana de dirigentes Sebrae visitou a região dos Lençóis Maranhenses com o objetivo de ouvir parceiros e clientes institucionais e definir com maior precisão a atuação no território que abrange o destino turístico Rota das Emoções. Em 2020, com a realização do segundo ciclo, a ação focou na retomada da economia após o pico da pandemia da Covid-19, reforçando a estratégia do Sebrae de estimular os empreendedores a perseverarem em seus negócios.

Além das visitas a empreendimentos de cada regional que fizeram a diferença durante a crise, os dirigentes entregaram documentos importantes do Programa Cidade Empreendedora aos municípios que contrataram pacotes de soluções e implementaram o empreendedorismo na gestão pública. Participaram da ação do TransformAgora o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Raimundo Coelho; o diretor superintendente, Albertino Leal de Barros Filho; o diretor técnico, Mauro Borralho de Andrade e a diretora de Administração e Finanças, Rachel Miranda Jordão.

Turismo de experiência

Para fechar o ano de 2020, no âmbito da Rota das Emoções, também destaca-se a primeira edição do Encontro Maranhense de Negócios do Turismo de Experiência, que teve como objetivo promover os roteiros de Turismo de Experiência no Maranhão, propiciando negociações entre os integrantes da cadeia produtiva do turismo e fortalecer o relacionamento entre os empreendedores do estado.

Informação: Sebrae-MA

4 comentários:

  1. Parabéns pela matéria! Nós da Vila Capininga Ecopousada em Santo Amaro do Maranhão somos leitores assíduos das suas matérias...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! A rota das emoções é tudo de bom! 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, amigo a Rota das Emoções nos brinda com muitas vivencias e descobertas. Não é a toa que o nome do roteiro fala de emoções. Abraços

      Excluir