quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Datas devem movimentar milhares de viajantes pelo país e girar a roda econômica do setor

05.01.2021_Aeroporto de Brasília.jpg

Um dos destaques do início da retomada do turismo brasileiro no ano passado, os feriados nacionais são a grande aposta para a guinada do setor em 2021. Neste ano, eles serão responsáveis por nove dias de descanso, sendo três deles prolongados, caso do último dia 1º de janeiro (sexta-feira), dia da Confraternização Universal. Para se ter uma ideia, só nos três últimos feriados de 2020, mais de 6 milhões de pessoas viajaram pelos principais destinos turísticos do país e movimentaram a economia desses locais.

Além do feriado de janeiro, outros dois prolongarão os dias de descanso dos brasileiros: Paixão de Cristo (02.04) e Proclamação da República (15.11). Outros quatro cairão no meio da semana: Tiradentes (21.04), Independência do Brasil (07.09), Nossa Senhora Aparecida (12.10) e Finados (02.11). Os demais, Dia do Trabalho (01.05) e Natal (25.12) serão celebrados no sábado. O período do Carnaval (15, 16 e 17 de fevereiro) e Corpus Christi (03.06) são considerados ponto facultativo.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado, as viagens nestes períodos darão mais ânimo para o setor durante a retomada. “Um brasileiro viajando é um empreendimento aberto, é emprego e renda para milhares de pessoas. Esses feriados irão nos ajudar a começar a trazer aqueles bons índices que estávamos alcançando antes da pandemia. Tenho certeza que o Brasil e os brasileiros estão prontos para a retomada segura das atividades turísticas”, declarou.

Com o objetivo de auxiliar a retomada de atividades do setor seguindo requisitos de biossegurança, o Ministério do Turismo lançou, em junho, o selo “Turismo Responsável - Limpo e Seguro”. O órgão publicou protocolos sanitários recomendados a 15 segmentos que integram o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), além de um conjunto de orientações a visitantes. Atualmente, o certificado já foi emitido por mais de 24,6 mil estabelecimentos turísticos do país.

Informação: Ministério do Turismo 


0 comentários:

Postar um comentário