quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Governo Federal participa, de forma online e presencial, da 113ª Reunião do Conselho Executivo da OMT

O Ministério do Turismo e a Embratur participaram, nesta segunda e terça-feira (18 e 19.01), da 113ª Reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), do qual o Brasil é membro. O encontro, realizado em Madrid, na Espanha, também foi palco da 1ª reunião do ano do Comitê Global de Crise do Turismo, instituído pela OMT no início da pandemia de Covid-19 como forma de unir o setor e liderar uma resposta forte e consistente à crise. A delegação brasileira foi chefiada pelo secretário executivo do Ministério do Turismo, Daniel Diniz Nepomuceno. O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou de forma online da reunião, ao lado do presidente da Embratur, Carlos Brito. 

Durante o encontro, o Comitê reuniu líderes do turismo de todo o mundo, bem como agências da ONU e representantes da sociedade civil e do setor privado, para apresentar planos concretos a fim de assegurar o reinício do turismo. Dentre as principais questões discutidas, as vacinas contra Covid-19 e como elas podem ser parte de uma abordagem harmonizada para reiniciar o turismo, inclusive por meio do uso potencial de passaportes de saúde; e a necessidade de um esforço integrado em prol de uma campanha global para restaurar a confiança no turismo. 

REELEIÇÃO - O Conselho Executivo da entidade também decidiu, por ampla maioria (25 votos a 8), recomendar a recondução ao cargo do atual secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, para o período de 2022-2025. A eleição deverá ocorrer na 24ª Assembleia Geral da organização, prevista para Marraquexe, no Marrocos, em outubro de 2021. Duas candidaturas foram consideradas válidas, a de Xeica Mai bin Mohammed Alkhalifa, do Reino do Bahrein, e a de Zurab Pololikashvili, da Georgia, que busca a reeleição. 

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o Brasil apoia a candidatura de Zurab Pololikashvili por entender que será garantida a continuidade de um trabalho realizado com excelência. “Sua experiência, capacidade e compromisso com o turismo, bem como sua atuação frente aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19 ao turismo internacional, vêm contribuindo significativamente para a reconstrução do setor em todo o mundo”, declarou Machado Neto. 

INTEGRAÇÃO - O turismo internacional vem desenvolvendo soluções que visam a implantação de uma espécie de identidade digital única, com verificação biométrica na qual será possível a conferência de informações cadastrais e de saúde/vacinação dos viajantes a nível global. Nesse contexto, em novembro de 2020, a Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), agência especializada das Nações Unidas, divulgou os padrões de credencial digital de viagens ou DTC – Digital Travel Credential standards. A ideia é que o estabelecimento desses padrões facilite a viabilidade do fluxo de informações e soluções, com respeito à privacidade de dados dos usuários. 

Para o secretário executivo do MTur, Daniel Nepomuceno, reconquistar a confiança dos turistas é fundamental para a reativação do setor. “O Brasil tem atuação ativa no Comitê de Crise da OMT desde sua criação, assim como, assumiu um papel de liderança na organização que trabalha na elaboração de um código para a proteção dos turistas. Propiciar a sobrevivência do setor e impulsionar a recuperação da confiança dos viajantes são prioridades do Ministério do Turismo do Brasil”, disse.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário