terça-feira, 26 de janeiro de 2021

O Dia Mundial da Educação Ambiental, comemorado todo 26 de janeiro, foi instituído em 1975, por meio da “Carta de Belgrado”, elaborada durante o Seminário Internacional sobre Educação Ambiental, em Belgrado, com o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de proteger o meio ambiente através da educação. De acordo com o documento, é importante que os cidadãos de todo o mundo insistam a favor de medidas que darão suporte para um crescimento econômico que não traga repercussões prejudiciais às pessoas e que também não diminuam de nenhuma maneira as condições de vida e de qualidade do meio ambiente. 

Neste caminhar de 45 anos, desde Belgrado, parte da sociedade se modernizou tecnicamente, mas os problemas ambientais e as desigualdades socioambientais continuam expressivas globalmente. A humanidade permanece sentindo necessidade de modificar-se, de construir e criar designers, produtos e serviços, mas apesar de todas essas modificações externas, possui dificuldade de mudar a si mesma de maneira positiva, respeitando o convívio harmonioso com os demais e com o ambiente que o cerca e ao qual pertence.

Dessa forma, os desafios da Educação Ambiental continuam, pois no olhar de Paulo Freire não seria a educação que transforma o mundo, a educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo. Sendo assim, a Educação Ambiental desenvolve a consciência dos seres humanos para propor soluções em relação às questões ambientais, construindo e modificando valores para melhoria da qualidade de vida para as presentes e futuras gerações.

Novos horizontes têm sido traçados para a Educação Ambiental no Maranhão. Com a Lei nº 11.365/2020, que instituiu a Escola Ambiental do Maranhão, um novo instrumento de gestão de Estado conduzirá a Educação Ambiental como política pública em conformidade com as leis e decretos já existentes. Além disso, destaca-se o papel da Educação Ambiental Não Formal, de competência da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), que objetiva desenvolver ações para a sociedade maranhense em geral, em especial às populações socioeconomicamente vulneráveis.

Por isso, neste Dia Mundial da Educação Ambiental, é necessário que os cidadãos e as comunidades, empresas e instituições, em todos os planos, reflitam e aceitem as responsabilidades que possuem, participando igualmente neste esforço comum através de práticas sustentáveis que diminuam o desperdício, o consumo de embalagens plásticas e outros materiais nocivos à nossa saúde e a do meio ambiente.

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário