segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Desde a última semana, o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está realizando barreiras sanitárias nas portas de entrada de São Luís e Imperatriz, com a intenção de reforçar as ações de combate à Covid-19. Até o momento, 25.522 abordagens já foram realizadas, sendo 12.916 no Terminal Rodoviário de São Luís, 6.060 no Aeroporto Marechal Cunha Machado, 3.396 no Terminal de Ferry Boat e 3.150 no Aeroporto de Imperatriz.  

“Estrategicamente, as duas maiores cidades do Maranhão foram contempladas com as barreiras sanitárias por conta do fluxo de passageiros que recebem. Nosso trabalho tem também o objetivo de orientar a população e alertar para os cuidados que ainda precisam ser tomados para a prevenção contra a Covid-19”, afirma o secretário adjunto de Assistência à Saúde da SES (SAAS/SES), Carlos Vinícius. 

As barreiras estão sendo realizadas por técnicos da Vigilância Sanitária e profissionais de saúde. Durante a triagem, é aferida a temperatura de todos os passageiros que desembarcam, e também é realizada a aplicação de um questionário para saber se apresentam algum sintoma de síndrome gripal. O objetivo é evitar o aumento do número de casos do novo coronavírus no estado. 

Caso o paciente seja sintomático, será encaminhado para a realização de teste ou para um ambulatório especializado que vai verificar a situação posterior dele. Testando positivo, ele será regulado para uma das unidades de saúde da Rede Estadual onde receberá a assistência médica adequada aos seus sintomas. 

Em São Luís, os ambulatórios especializados de Covid-19 ficam no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI) e no Hospital Dr. Genésio Rêgo. Já em Imperatriz, os ambulatórios especializados funcionam no Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto e na UPA da cidade.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário