domingo, 3 de janeiro de 2021

O Jornal Cazumbá na manhã de hoje (03/01), entrevistou o Prefeito de São Luís,  Eduardo Braide. Foi uma breve conversa, na qual ele falou da escolha do nome futuro (a) Secretário de turismo da capital, melhorias dos serviços da Feirinha São Luís, volta as aulas, vacinação e outras. 

O Prefeito se mostrou bem otimista com o início de sua gestão e reiterou o cumprimento de suas promessas de campanha, em melhorar os serviços públicos do município oferecidos a comunidade.

Jornal Cazumbá - Prefeito a feirinha São Luís já faz parte do calendário cultural da cidade. Esse esse espaço de difusão das artes cultura, turismo e gastronomia vai continuar na sua gestão?

Prefeito Eduardo Braide - O compromisso que nós assumimos na época da campanha não só de manter e, de melhorar os serviços oferecidos aqui, eu quero parabenizar nosso secretário da pasta que tem feito esforço para que a feirinha pudesse acontecer nesse dia de hoje, é claro conversar, com os feirantes, comerciantes, artesãos, fazedores de cultura para saber de que forma além da continuidade a gente vai poder melhorar todos os serviços e oferecido aqui nessa feirinha.

JC - Prefeito, nesse espaço  uma gama de serviços importantes são disponibilizados a comunidade e aos turistas, isso mexe com a economia criativa de vários setores. Como melhorar esses serviços?

EB- Sim! o mais importante em tudo isso, sendo feito com segurança. Aqui temos aferição de temperatura, álcool em gel a disposição, todas as medidas sanitárias  foram tomadas, bombeiros civis acompanhando toda a entrada e saída das pessoas, aqui nós temos certeza que esse espaço veio para ficar e, agora que nós vamos trabalhar para que seja melhorado a cada dia.

JC - O ano começou e a feirinha já dá uma dinâmica, que será um ano bem agitado culturalmente, começando com o carnaval, mas para tanto, precisamos ter segurança, por conta da pandemia.  O Senhor já tem estratégias definidas para vacinar a comunidade e assim, preparar a cidade para se ter um carnaval mais tranquilo?

EB- Quero dizer que a prioridade de todas as prioridades nesse momento é que a gente possa começar a vacinação mais rápido possível de forma mais eficiente mais segura, assim que possível.  Ontem eu estava reunido inclusive um grupo de especialistas que praticamente já elaborou o plano municipal de vacinação e nós estamos aguardando somente a disponibilização das vacinas pelo Governo Federal, para que a gente inicie de imediato a vacinação aqui na cidade de São Luís. 

Em relação ao carnaval, o secretário de cultura Marcos Dualibe já me apresentou algumas sugestões para que a gente possa ter momentos e eventos durante o período de carnaval mais respeitando as regras já estabelecidas. 

Então! nos próximos dias com certeza anunciaremos em plano, do compromisso que eu fiz durante a campanha, que é ter um calendário cultural anual, fazer com que, São Luís viva a cultura durante o ano inteiro e é isso que vamos fazer.

JC - Na feirinha de São Luís, a gente sente falta de produtos do nosso cinturão verde, que hipoteticamente existe, mas o que é produzido aqui é muito pouco. Como mudar essa realidade e fazer com que a Ilha também possa ser reconhecida pela sua produção agro, produzir parte do que consome hoje em produtos orgânicos ou agroecológicos?   

EB- A grande vantagem é que a mesma secretária que está frente da organização e realização da Feirinha que é a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento - SEMAPA é a mesma que vai cuidar dessa parte da produção na zona rural, então tenha certeza que nós vamos conversar com o secretário, para que essa observação que você faz que é  dá maior importância,  a gente possa ter aqui na feirinha, sendo vendido os produtos que sejam produzidos na nossa cidade aqui. 

Isso não vale só na feirinha, vale para mercados, vale para as outras feiras de bairros, quer dizer é muito importante a gente ter a consciência de que melhorar o espaço físico de uma feira, de um local, mais importante do que isso também é fazer do que lá seja vendidos produtos daqui, gerando emprego e renda para quem é da nossa cidade e é isso que vamos fazer!

JC - Prefeito cinco pastas de sua administração ainda não tem os seus titulares e o turismo é uma das, o Senhor já tem esse nome?

EB- Sim, já estamos avaliando os nomes iremos anunciar essa semana, não só o turismo, temos outras pastas que faltam anunciar os nomes então com certeza até o meio da semana, anunciaremos o turismo e das outras pastas também que faltam ser anunciadas.

JC - Esse nome de consenso  do trade ou é um nome de fora?

EB- Estamos avaliando todos os perfis, conversamos com pessoas que entendam  o compromisso de executar aquilo que está no nosso programa de governo, e todo o cuidado que tive na montagem do secretariado acontece em relação ao turismo, ao Instituto Municipal da Paisagem Urbana - IMPUR enfim e a todas as outras áreas da prefeitura que falta definir o titular.

JC-  Está começando o ano letivo agora, como será a volta as aulas, uma vez que ainda vivemos em pandemia da covid-19?

EB- A nossa Secretária de Educação, Professora Esmênia Miranda, lecionava no colégio militar que é uma escola pública que tem o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - ideb do Maranhão, é uma pessoa que tem todas as condições e já apresentou para a nossa gestão um plano de ação que diz respeito ao ensino remoto. 

A nossa ideia, que já possa começar tão logo haja o calendário escolar com o ensino remoto. Ainda temos de fazer as reformas e intervenções nas escolas municipais. Tem situações de escolas que têm dificuldades em relação ao banheiro, para adequar as escolas para a realidade sanitárias que vive hoje a partir do momento que nós tivemos aula remoto é o tempo necessário para refirmar, quando os alunos voltarem para as escolas junto com a comunidade escolar, os professores, a gente vai ter a certeza que eles estão vivendo em um ambiente seguro.


0 comentários:

Postar um comentário