sábado, 16 de janeiro de 2021

A alegria tomou conta de estudantes, professores e moradores do bairro da Cohab presentes na inauguração do Centro de Ensino Joaquim Gomes de Sousa, nesta sexta-feira (15). O prédio escolar foi fundado em 1983 e desde 1997 não recebia reparos significantes em sua estrutura. Agora, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entrega o Centro totalmente reformado, com espaços confortáveis para a boa prática do ensino e beneficia mais de 600 estudantes.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, durante a cerimônia de inauguração, fez um discurso emocionado no auditório, que leva o nome da Professora Maria Raimunda Correia Pereira, profissional que dedicou mais de 30 anos de trabalho ao CE Joaquim Gomes de Sousa e que faleceu há uma semana.

“Estou emocionado, porque a gente passou por momentos difíceis, mas nas homenagens que fazemos, nós temos o conceito de imortalizar pessoas, mas não àquelas que foram grandes presidentes, em algum momento, ex-governadores, ex-deputados, porque eles já receberam muitas homenagens. A gente quer homenagear as pessoas que estiveram no chão da escola conosco, antes ou agora. Hoje, a professora Maria Raimunda está imortalizada, porque todas as centenas de estudantes que entrarem neste auditório vão ler o nome dela e, no mínimo, terão a curiosidade de saber quem foi a professora, aliás quero pedir a vocês que peguem a biografia dela e coloquem em um quadro e deixem aqui, neste auditório, com a foto dela, para quem vier daqui a 30 anos nesta escola veja a foto da professora Maria Raimunda e conheça a sua história”, proferiu.

A escola possui 16 salas de aula e, atualmente, oferece ensino fundamental e médio. Os investimentos utilizados para a reforma total do prédio foram da ordem de R$ 2.537.002,55, que possibilitaram a realização dos serviços de superestrutura, alvenaria e divisórias, cobertura, revestimento, forro de PVC, esquadrias e ferragens, mármores e granitos, pavimentação, pintura geral, instalações elétricas, sanitárias e de combate a incêndio, climatização, entre outros serviços que transformaram o ambiente escolar.  

“A escola foi toda revitalizada, trazendo um ambiente agradável e alegre para a comunidade escolar. Aqui teremos várias novidades, como Laboratórios de Química e Física, Matemática e Informática. O sentimento é de alegria e gratidão, em especial ao nosso governador Flávio Dino e nosso secretário Felipe, que vem demonstrando respeito e seriedade com a educação do nosso estado”, expressou a gestora Geral do CE Joaquim Gomes de Sousa, Lucineide Martins Marques.

O professor de Língua Portuguesa, Charles Simões, expressou emoção ao ver o CE Joaquim Gomes de Sousa com estrutura ideal para a prática de atividades educacionais e agradeceu ao Governo do Estado pela inauguração da escola, que foi entregue à população, mesmo diante do momento difícil vivenciado pelo país.

“A escola CE Joaquim Gomes de Sousa está muito orgulhosa depois de passar por tão importante reforma e agradece ao governador Flávio Dino e ao secretário de Educação Felipe Camarão que, sensíveis a uma nova era, principalmente em momento de pandemia da Covid 19, nos oferecem uma escola de ponta. Tenho certeza de que será um espaço de troca de experiência e socialização de saberes. Nós sempre desenvolvemos nossas atividades escolares com muita dedicação e também preocupados para que o aluno fosse protagonista da sua formação plena”, exprimiu.

Simões destacou também que a escola, com a estrutura recebida após reforma, possibilitará aos professores desempenharem suas atividades visando ainda mais a melhores resultados. “Tenho certeza de que agora todos os discentes se empenharão muito mais para trazerem exitosos resultados para a instituição escolar, que leva o nome de uma das figuras mais importantes não só da Matemática e da Física do Brasil no século XIX, mas de muitas áreas de manifestação do saber, o grande maranhense de Itapecuru, Joaquim Gomes de Sousa. Parabéns para toda a comunidade, principalmente aos alunos que agora podem vivenciar um novo jeito de estudar e transformar suas vidas através do conhecimento”, completou.

O Centro de Ensino Joaquim Gomes de Sousa também possui um consultório odontológico para atender os estudantes da rede pública de ensino. O espaço foi totalmente reformado e agora oferecerá serviços de qualidade para a classe estudantil. A cirurgiã-dentista, Silvia Santiago Bodin, que trabalha há anos no consultório da escola, destacou a importância da reforma para a comunidade escolar. 

“Eu estou muito feliz com a reforma que foi feita aqui. O espaço físico ficou muito bom. Espero que agora a gente possa ter oportunidade de oferecer atendimento melhor aos alunos. A gente atenderá aqui, neste consultório, os alunos desta escola e também de outras da rede pública estadual, tanto do ensino fundamental quanto do médio. Espero que, com esta reforma, a gente tenha condições de levar atendimento de qualidade aos estudantes”, disse.

A presidente do Grêmio Estudantil do CE Joaquim Gomes de Sousa, Larissa Lohana, 17 anos, também demonstrou satisfação pela entrega do ambiente todo reformado. “É uma honra estar adentrando esse novo local, o novo Joaquim Gomes, onde vínhamos questionando, pedindo para que houvesse a mudança e agora, entrar aqui encontrar os espaços climatizados, com sala de informática, biblioteca bem mais do que nós pensávamos. Eu quero agradecer ao governador Flávio Dino e secretário Felipe Camarão por este momento maravilhoso”, Agradeceu.

Após a inauguração do CE Joaquim Gomes de Sousa, Felipe Camarão vistoriou as obras do Centro de Ensino Estado do Ceará, que está sendo reformado, e em breve será entregue aos moradores do bairro Coheb. A gestora geral da escola, Vânia Nogueira dos Santos, agradeceu a visita. 

“Nós estamos muito felizes, toda comunidade escolar, pais, alunos, professores, nós que fazemos a gestão da escola por essa reforma. A espera já durava mais de 30 anos. Sou gestora desde 2013 e todo ano solicitávamos uma intervenção na escola e, este ano, fomos atendidos pelo secretário Felipe Camarão. Então, queremos agradecer, ao secretário, pelo início das obras”, expôs.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário