sábado, 23 de janeiro de 2021

O programa Nosso Centro entra em nova etapa com obras de revitalização e demais melhorias em casarões pertencentes ao governo estadual. A iniciativa do Governo do Estado tem como foco promover ações diversas em imóveis e espaços do bairro histórico da capital. Coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o programa contempla a habitação, comércio, entretenimento, cultura e promoção de obras diversas. Nesta etapa, seguem avançadas as obras de melhorias no Casarão Tech, primeiro espaço público de inovação do Maranhão.

Localizado na Rua da Estrela, o Casarão Tech está em reforma com andamento dos serviços de revitalização da fachada. Após esta etapa, seguem ações de pintura e instalação de esquadrias. O espaço serve de incentivo a empreendimentos tecnológicos, conectando empreendedores, empresas inovadoras e fortalecendo a economia criativa local. Funcionando há dois anos, conta com laboratório maker e kids, espaço de coworking, auditório, cozinha compartilhada, internet banda larga, sala de reunião, sala para incubação de empresas e sala de treinamentos. A previsão é que as melhorias sejam concluídas ainda este mês de janeiro.

O titular da Secma, Anderson Lindoso, destaca que o programa Nosso Centro promove ações de revitalização do Centro Histórico em todas as áreas. “Faz parte do programa a valorização do patrimônio, proporcionando uma ocupação ordenada e sustentável da área. Seguimos com as obras no Casarão Tech e estamos reformando, construindo e melhorando o Centro Histórico, para que seja sempre agradável a quem visita, mora e trabalha. As melhorias incentivam também a população e, assim, termos maior preservação do espaço”, pontua. O programa impulsiona ainda a atividade econômica, garante ocupação e manutenção do patrimônio histórico e gera emprego e renda.

Recentemente revitalizado pelas ações do programa, o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão foi outro patrimônio já entregue à população totalmente melhorado. A Praça dos Poetas e o Parque João Paulo II, também com obras concluídas, já são espaços ocupados pelos maranhenses e turistas. Pelo projeto Adote um Casarão foram contemplados outros três imóveis para revitalização e uso em atividades comerciais, gastronômicas e culturais. Os casarões receberam reforma, modernização e manutenção.

Criado em 2019, o Nosso Centro propõe tornar o Centro Histórico da capital referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural. Paralelamente, a iniciativa promove o Centro da cidade como espaço democrático. As ações do Nosso Centro têm parceria com as secretarias estaduais das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), de Governo (Segov), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Turismo (Setur).

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário