sábado, 13 de fevereiro de 2021

A pandemia da Covid-19 forçou o cancelamento ou adiamento do Carnaval 2021 em várias cidades brasileiras. No município de Pindaré-Mirim não foi diferente. Para compensar a ausência de uma das festas mais tradicionais da região, o Centro Cultural Engenho Central, equipamento cultural vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma) promove o Carnaval do Engenho, evento que tem voltado para o resgate histórico da folia carnavalesca em Pindaré.  

“É importante apresentar e fortalecer isso: o carnaval faz parte da nossa identidade”, ressalta o gestor do Centro Cultural Engenho Central, Valmir Trindade.

Durante o evento serão realizadas oficinas, contações de histórias e a exposição Memórias do Carnaval, que contará a trajetória dos blocos de rua, blocos tradicionais, escolas de samba e do tradicional arrastão que todos os anos anima centenas de foliões na cidade.

A programação foi iniciada na última quarta-feira (10) com a contação da história “O carnaval do jabuti”, de autoria do escritor Walmir Ayala e se estende até o dia 28 de fevereiro, com atrações em exibição de terça-feira a domingo, sempre a partir das 16h.  

Memória

Para o gestor Valmir Trindade, o Carnaval do Engenho é um evento primordial para a memória de Pindaré-Mirim, cidade onde a folia é marcada pela diversidade.

“Nas oficinas e exposição teremos o cuidado de apresentar a história do carnaval de Pindaré, que sempre foi considerado um dos maiores e mais diversificados do estado. Todos estão convidados a prestigiar”, convoca o gestor.

Os vídeos da exposição Memórias do Carnaval foram elaborados pelos estagiários da casa de cultura, com homenagens aos blocos Maracatu Rei do Samba, Maracatu Veteranos do Samba e à Escola de Samba Vila Sorriso.

A programação do Carnaval do Engenho está disponível ao público de forma presencial e com respeito ao protocolo sanitário da Secma para evitar a propagação do novo coronavírus – e na Internet, por meio dos perfis do Centro Cultural Engenho Central no Facebook (Engenho Pindaré) e no Instagram (@engenhocentralpindare).

Sobre o Engenho Central

Construído em 1880, o Engenho de Pindaré foi desativado e abandonado por décadas até ser totalmente revitalizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secma, em janeiro de 2019. Transformado em casas de cultura, o Centro Cultural Engenho Central de Pindaré-Mirim, o prédio histórico conta com exposições permanentes e temporárias, memorial, cineteatro, salas de capacitação e espaço para realização de eventos culturais.

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário