sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Durante o encontro, grupo apresentou seus primeiros resultados e discutiu a agenda de prioridades para o ano

05.02.2021_MATERIA_CGMOB.jpg

Integrantes do Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística (MOB-Tur) estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (05.02), em Brasília, para a primeira reunião do ano. Na pauta do encontro, que contou com a presença de representantes dos ministérios do Turismo, da Infraestrutura e da Economia, além da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), houve a apresentação de resultados do grupo, bem como dos projetos que estão sendo desenvolvidos pelo colegiado.

Um dos primeiros produtos é fruto de parceria entre o Ministério do Turismo e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) do Departamento de Engenharia Civil. Trata-se da caracterização das infraestruturas de transportes de seis rotas turísticas estratégicas: Serra-Mar Catarinense (SC); Serra Gaúcha (RS); Costa do Sol (RJ); Belo Horizonte e Cidades Históricas de Minas (MG); Salvador e Morro de São Paulo (BA) e Rota das Emoções (CE, PI e MA). A ideia é verificar as condições e oportunidades de desenvolvimento do transporte turístico de passageiros no Brasil, inclusive com potencial de exploração pelo setor privado.

“A reunião de hoje mostra que o trabalho tem sido feito de maneira integrada com diversos órgãos do governo federal, fortalecendo toda a pauta do grupo que é prioridade para o desenvolvimento do turismo no país. Apesar de ser uma iniciativa ainda recente, o Fórum MOB-Tur já apresenta importantes resultados para a orientação da política que vem sendo desenvolvida e que vai auxiliar, inclusive, a retomada das atividades”, comentou o secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do MTur, Lucas Fiuza, coordenador do MOB-Tur.

Outro destaque do trabalho do Fórum é o projeto de resgate de Trens Turísticos, que prevê o mapeamento de trechos ferroviários ociosos, além da identificação do potencial de atividades turísticas e da definição de oportunidades de investimentos na área. O grupo debateu, ainda, pautas ligadas ao Turismo Náutico, ao Turismo Rodoviário e à Conectividade Aérea, sob a perspectiva de resolução de problemas que podem dificultar o desenvolvimento dos segmentos.

O presidente da Embratur, Carlos Brito, presente no evento, ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Fórum. “É fundamental resolver os gargalos da aviação para aumentar a conectividade. Sabemos que nenhum país no mundo consegue desenvolver o turismo sem resolver a conectividade aérea e, por isso, esta é uma pauta prioritária do governo”, apontou.

MOB-Tur - Instituído pelo Ministério do Turismo em setembro de 2020, o Fórum MOB-Tur tem a função de discutir e propor políticas e estratégias para aperfeiçoar a mobilidade e a conectividade turística no Brasil; consultar autoridades e técnicos ligados à mobilidade e à conectividade turística e promover a coesão das ações e programas. Além disso, vai realizar estudos em temas relacionados à mobilidade e à conectividade turística, bem como observar experiências internacionais no segmento e conhecer as práticas.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário