segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Na manhã desta segunda-feira (22), o Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado do Turismo (Setur) e da Educação (Seduc), realizou audiência pública no município de Barreirinhas, para anunciar a abertura de vagas para curso de Inglês instrumental para profissionais do turismo e ouvir a população sobre a escolha de outros cursos a serem ofertados aos profissionais de turismo no município, ao longo de 2021, por meio do Programa Maranhão Profissionalizado.

Criado pelo Governo do Maranhão, o Programa visa oferecer oportunidades de profissionalização a adolescentes, jovens e adultos maranhenses e fomentar a geração de emprego e renda, assim como fortalecer os potenciais econômicos locais e regionais. Para o município de Barreirinhas, a proposta é ofertar cursos de Formação Inicial e Continuada, dentro do eixo tecnológico turismo, hospitalidade e lazer.

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, destaca que o município de Barreirinhas é extremamente abençoado por ter a maior parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses em seu território e é preciso sim intensificar os investimentos em qualificação, para o desenvolvimento local. “Cursos que farão a diferença para o trade turístico e vão ampliar exponencialmente a oferta que temos trazido para a região. Além das belezas naturais, a formação e qualificação profissional é muito importante pois os turistas bem recebidos serão nossos promotores do turismo no Maranhão ”, realçou o gestor da Setur.

Na ocasião, a população escolheu os cursos de Condutor de Turismo em ambientes naturais, organizador de eventos e informações turísticas, além do curso de Inglês Instrumental, que será destinado à qualificação de condutores/guias de turismo local e tradutores de hotéis, pousadas, agências e receptivos turísticos, incluindo bolsa no valor de R$ 500,00.

“Os Lençóis Maranhenses são uma maravilha e precisamos continuar investindo para que toda essa beleza continue sendo responsável também pelo desenvolvimento local e pela geração de emprego e renda. E um dos caminhos é levar qualificação profissional, para que possamos receber nossos turistas cada vez melhor. Por isso, o governador Flávio Dino determinou a nossa vinda a Barreirinhas para lançar o Maranhão Profissionalizado e debater com a comunidade os cursos que abriremos as novas turmas”, declarou o secretário Adjunto de Educação Integral e Profissional da Seduc, André Bello.

Estão previstas mais de 40 turmas ofertadas pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

Programa Destino Lençóis e Delta

Outra grande novidade é o Programa Destino Lençóis e Delta, que investirá R$ 20 milhões em obras, qualificações e ações em 8 municípios nessa primeira etapa. Será um amplo pacote com objetivo de transformar os destinos maranhenses em produtos turísticos consolidados nacional e internacionalmente, possibilitando o desenvolvimento sustentável da região.

Os polos Lençóis Maranhenses e Delta das Américas são compostos pelos municípios de Araioses, Água Doce do Maranhão, Barreirinhas, Humberto de Campos, Tutóia, Paulino Neves, Primeira Cruz e Santo Amaro.

Serão 16 obras como revitalização e construção de praças, Beira Rio, portais de entrada, instalação de sinalização turística, pontos de internet, qualificações, além de investimentos em outros eixos do programa, como artesanato, kitesurfe, lazer e segurança.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário