sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

visita com parte do trade turístico na cidade de Guimarães, organizada pela Prefeitura e pelo Sebrae/MA



Vivenciar histórias que envolvem manifestações culturais, religiosidade, ancestralidade, culinária regional e se encantar com as belezas naturais. Tudo isso faz parte da potencialidade do município de Guimarães, distante 200 km de São Luís, capital maranhense, que se organiza na identificação dos produtos e qualificação dos prestadores de serviços para ingressar definitivamente no Turismo de Experiência. Em uma parceria com o SEBRAE/MA e a iniciativa privada, a Prefeitura de Guimarães, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, trabalha para estruturar o setor com fins de movimentar a economia sustentável na cidade, gerando emprego e renda para o município. 

O município de Guimarães e mais seis municípios (Cedral, Mirinzal, Cururupu, Bequimão, Apicum Açu e Porto Rico do Maranhão) integram o Pólo da Floresta dos Guarás, localizada na Amazônia Maranhense, no litoral ocidental do Estado. Para a consultora do SEBRAE/MA, Flávia Cantalamessa, com o trabalho desenvolvido há algum tempo pela instituição em parceria com as Prefeituras na região e mediante o contexto pandêmico, com a falta do visitante de outros estados e estrangeiros, o momento é oportuno para incentivar o Turismo de Experiência. “O maranhense começou a descobrir o Maranhão. Existe uma mudança de comportamento, as pessoas querem vivenciar e conhecer histórias. É um momento oportuno para a oferta desses produtos e serviços desse setor turístico”, explicou.

Guimarães, onde trabalhou e morreu Maria Firmina dos Reis,  é um encanto pela história, belezas naturais e religiosidade

Guimarães encanta pela poesia e coragem da primeira romancista brasileira, Maria Firmina dos Reis, que abordou temática sobre escravidão, pela religiosidade fervorosa rodeada de lendas e mistérios de Nossa Senhora de Guadalupe, na praia de Cumã, pela ancestralidade do quilombo de Damásio e o surgimento do Bumba Meu Boi de Marcelino, pela passagem das missões religiosas estrangeiras (canadense e italiana) na cidade na década de 60, pela linda praia de Araoca, local que ceifou a vida de Goncalves Dias.

Em uma parceria com o Governo do Estado do Maranhão está sendo montado o Circuito Poético Cultural Maria Firmina dos Reis. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo do Município, Antônio Marcos Gomes, serão duas etapas: um circuito a pé pelo centro da cidade percorrendo os locais que fizeram parte da vida da professora, escritora e romancista. A segunda etapa do circuito fortalece o conceito do Turismo de Experiência e aproveita as belezas naturais da cidade. É o circuito de bicicleta até Maçaricó, local onde Maria Firmina inovou juntando meninos e meninas, que não podiam pagar, para ministrar aulas em uma época que o sistema educacional separava homens e mulheres. Será possível, por exemplo, visitar a sede da fazenda Entre Rios, onde Maria Firmina ministrou aulas também. Uma casa antiga, construída no século passado e conservada até hoje em sua originalidade. 

“Temos um potencial enorme para ser apresentado ao público. Temos trabalhado pra organizar os produtos turísticos envolvendo a cidade e principalmente os comerciantes na linha de frente para receberem os visitantes por meio da prestação dos serviços”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Antonio Gomes. Na reunião realizada na semana passada, presentes estavam os donos de pousadas, restaurantes, agência de Turismo. 

O prefeito Osvaldo Gomes, em reunião  com o superintendente do Sebrae MA, Albertino Leal de Barros Filho, reafirmou parceria com a instituição dando continuidade ao Programação Cidade Empreendedora, que é executado desde 2019. A cidade  tem colhido frutos de desenvolvimento em todos os setores público-privado, destacando a área do Turismo, sala do Empreendedor, Educação Empreendedora, Planejamento Estratégico, Sustentabilidade entre outros.

Juciely Andrade, da Casa de Nhajú, aposta no setor turístico para consolidar e ampliar o seu negócio. No início de 2020, a empreendedora, que já teve salão de beleza, vislumbrou o potencial turístico de Guimarães e montou o restaurante. A pandemia adiou os planos e somente em outubro de 2020, conseguiu abrir as portas do novo empreendimento com a orientação do SEBRAE/MA. “O desafio é grande, mas temos potencial e apoio para nos estruturar ainda mais e seguirmos”, afirmou. No cardápio da Casa de NhaJú, o visitante encontrará o famoso e gostoso café moído com erva-doce vindo diretamente do quilombo de Damásio.

As jovens empreendedoras, Ananda Campos e Giulliana Vieira montaram a agência de Turismo Aratour Guimarães. Já tiverem a experiência de receberem alguns grupos e conduzirem para séculos passados ao contarem a peculiar história de Guimarães, a começar pelo gentílico de quem nasce na cidade “vimaranense” devido ter sido fundadas por portugueses da cidade de Guimarães. “Receber e guiar os visitantes nos dar orgulho, pois, estamos preservando a nossa história e divulgando também”, disse a jovem empreendedora.

Informação: Yndara Vasques

0 comentários:

Postar um comentário