sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Iniciativa conta com a parceria de indústrias locais e tem oportunizado a inserção no mercado de trabalho  

IMPERATRIZ – Durante o Workshop de Panificação e Confeitaria, que encerrou esta semana, em Imperatriz, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), entidade do Sistema FIEMA, certificou os alunos do curso de qualificação profissional em Padeiro e Confeiteiro, realizado em parceria com o Sebrae, Mateus Supermercados e Sindicato de Panificação e Confeitaria de Imperatriz (Sinpancimp).  

No evento, os novos profissionais contaram sua vivência na formação e deram detalhes dos produtos preparados a serem degustados pelos convidados e participantes. A grande maioria é de jovens aprendizes contratados pelo Mateus, e os demais já visualizam vagas ofertadas pelas empresas que fazem parte do sindicato de panificação da cidade.  

A estudante Brenda Cerqueira destacou como o curso agregou valor à sua profissão. “Foi de grande relevância e aprendizado, uma vez que eu já atuava na área de confeitaria, e foi possível aprender mais técnicas, melhorar o produto e vivenciar a área da panificação, que eu não conhecia”, declara a jovem.  

Já para Glenivan Lopes, a chance foi também uma descoberta. “Entrei no curso como aprendiz e concluo feliz por ter a oportunidade de ter emprego, aperfeiçoar técnicas, criar novos produtos e melhorar o que eu achava que sabia”.    

Destinado à capacitação da mão-de-obra da região, o SENAI, em Imperatriz, conta com um bloco estruturado com equipamentos modernos na área de Alimentos e Bebidas, especialmente no setor de panificação e confeitaria. O curso de qualificação, no qual os alunos foram certificados durante o Workshop, acontece nesse espaço. A duração é de três meses, contemplando teoria – onde são explanados conceitos, preparo e manipulação de alimentos, além de higiene e segurança – somado às aulas práticas, em laboratório, para preparação de massas para pães e salgados, assim como recheios para tortas e bolos.  

RECEITA QUE FUNCIONA – Como a falta de pessoas qualificadas ainda é um dos grandes entraves vivenciados pela classe empresarial brasileira, a parceria na formação técnica tem um impacto positivo na economia. “A vaga e as oportunidades existem, porém, falta a qualificação do profissional para ocupá-la. E isso é muito complicado, pois afeta na produção e no crescimento industrial”, ressalta o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Imperatriz (Sinpancimp), Iran Alves.   

Apesar do cenário e do mundo enfrentar mais um ano de pandemia, os empresários estão otimistas quanto ao futuro dos negócios, o que pode representar mais empregos. É o que revela uma pesquisa realizada pelo Instituto FBS Pesquisa e divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). No estudo, 55% dos executivos industriais afirmam esperar crescimento econômico e 62% acreditam no aumento do faturamento do seu próprio negócio.  

Para quem está de olho em uma oportunidade de qualificação e inserção na indústria alimentícia, no mês de março, o SENAI estará ofertando curso para produção de doces e salgados (30h). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas on-line pelo endereço loja.mundosenai.com.br/ma. Informações adicionais podem ser obtidas também presencialmente, na sede do SENAI Imperatriz, localizado na rua Y, S/N°- Nova Imperatriz, próximo ao antigo Fiqueninho.  

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário