quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

O sarau estreia a série: 'Poetas Maranhenses', nesta quinta-feira, 25, com a expressão plena de Laura Amélia Damous.

O sarau “Vinil & Poesia” está de volta ao formato virtual, e terá edição nesta quinta-feira, 25, às 20h, recebendo como convidada especial, Laura Amélia Damous, estreando a série de entrevistas “Poetas Maranhenses”. A transmissão, ao vivo, será pelos perfis do Instagram, da jornalista e DJ Vanessa Serra (@vanessaserrah), idealizadora e apresentadora do projeto e de Laura Amélia (@lauradamous).

A poeta Laura Amélia ocupa a cadeira de n. 06, da Academia Maranhense de Letras. Maranhense, natural de Turiaçu, é formada em Filosofia pela UFMA, e toda sua obra como escritora é dedicada a Poesia.

Publicados estão: Brevíssima canção do amor constante (1987), Traje de luzes (1993), Cimitarra (2001), Arabesco (2010), Inventário dos sentidos: poesia reunida (2013). Ela participa ainda da antologia Poesia maranhense no século XX, organizada por Assis Brasil (Rio de Janeiro/São Luís: Imago/Sioge, 1994) e do Dicionário crítico de escritoras brasileiras, de Nelly Novaes Coelho (São Paulo: Escrituras Editora, 2002), dentre outras.

A saber, Laura Amélia Damous tem uma grande contribuição à Cultura do Maranhão também como gestora pública ocupando vários cargos em órgãos ligados a atividades artísticas. Foi Diretora do Teatro Arthur Azevedo, Superintendente de Interiorização da Cultura, e Secretária de Estado da Cultura, entre 1987 e 1989, quando desenvolveu o programa de municipalização da Cultura, responsável pela implantação de 36 Secretarias Municipais de Cultura, revitalização e inauguração do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. Foi ainda Subchefe da Casa Civil do Governo do Maranhão, Gestora de Programas Especiais da Casa Civil do Governo do Estado e integrou o Conselho Estadual da Cultura, enquanto Secretária de Estado da Cultura.

Em “Vinil & Poesia”, o bate-papo será sobre preferencias musicais, inspirações poéticas e contos pitorescos de Laura Amélia, integrando no assunto todas as pessoas que estiverem assistindo a live de forma descontraída e agradável. O protagonismo feminino em verso e prosa também será abordado, Laura Amélia é um dos maiores nomes da poesia maranhense contemporânea de autoria feminina, influencia gerações desde os anos 80.

No artigo dos pesquisadores Dinacy Correa e Anderson Roberto, intitulado “Poetisas Maranhenses Contemporâneas”, Laura Amélia Damous é citada como uma poetisa de fina sensibilidade, conteúdos exóticos e levemente voluptuosos. Considerada por muitos dos nossos intelectuais, leitores e avaliadores de sua obra, a nossa Emily Dickinson e comparada a Cecília Meireles, a poetisa cunha os seus poemas numa singularidade muito própria de quem, no uso de poucas palavras, mas em “expressão plenamente poética” e num “ritmo espontâneo do verso”, consegue revelar um mundo...

“Vinil & Poesia” completou um ano de realização, em dezembro passado. Na primeira série “Compositores do Maranhão”, realizada online, em meio a pandemia do Covid – 19, um projeto foi gerado e aprovado pelo edital de Fomento à Cultura, com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, no Maranhão. A iniciativa agora tem registro em disco “Vinil & Poesia – Volume 1”, com 14 faixas; uma bela coletânea de artistas maranhenses, disponível nas plataformas digitais, e que em breve, chegará em LP (long play), numa realização da VS Comunicação e Cultura.

SERVIÇO PARA AGENDA:

Sarau “Vinil & Poesia”

Apresentação: Vanessa Serra

Convidada especial: Laura Amélia Damous

Dia 25/02, quinta-feira, às 20h.

Transmissão, ao vivo, pelas redes sociais: Instagram @vanessaserrah/ @lauradamous.


Informação: Vanessa Serra 

0 comentários:

Postar um comentário