terça-feira, 2 de março de 2021

O Ciranda da Educação atende mais de 100 crianças em três comunidades de São Luís

Os impactos causados pela pandemia do Novo Coronavírus podem ser sentidos nas mais diferentes áreas. Além da Saúde e  Economia globais, a Educação também foi diretamente afetada. Em São Luís as aulas presenciais em escolas públicas das redes estadual e municipal estão suspensas desde o início do ano letivo de 2020. Com as crianças sem ir à escola por tanto tempo, alternativas que ajudem a dar continuidade ao ensino e evitar que os alunos retrocedam em relação ao que já haviam aprendido, têm se mostrado necessárias.

Há 6 anos a Associação Comunitária Itaqui Bacanga (ACIB) em parceria com a Vale realiza o projeto Ciranda da Educação, cujo objetivo é oferecer acompanhamento pedagógico gratuito a crianças que moram em comunidades da área Itaqui Bacanga. Em tempos de distanciamento social o projeto precisou se reinventar e adequar às novas regras sanitárias para continuar atendendo os alunos sem colocar a saúde em risco.   Ao todo mais de 100 crianças são atendidas nas comunidades Vila Conceição, Ananandiba e Jardim São Joaquim.

Gleice Ribeiro é coordenadora pedagógica do projeto na comunidade Ananandiba, ela conta que novas estratégias foram criadas quando as aulas presenciais precisaram ser suspensas. Além do envio de uma apostila a cada quinze dias, a tecnologia foi essencial nesse momento. "Nós fizemos os 'Plantões Tira Dúvidas' através do Whatsapp. As professoras ficavam disponíveis para ajudar os pais duas vezes por semana em um grupo. Foi uma forma que nós achamos de também participar da vida educacional dessas crianças na pandemia.", explicou.

Depois de quatro meses longe das salas de aula, as atividades presenciais retornaram. Para evitar o contágio pela Covid-19, as turmas foram divididas e todas as crianças e professores usam máscara de proteção facial, além disso, a higienização das mãos é feita constantemente. "Agora com o retorno do projeto, a gente tá olhando  a empolgação das crianças. Tá sendo muito satisfatório pra gente olhar o sorriso dessas crianças e saber que a gente tá contribuindo com a Educação na comunidade!", ressaltou a coordenadora.

Se de um lado está uma equipe empenhada e satisfeita, do outro estão as pessoas que colhem os frutos dessa dedicação. A pescadora Dacione Gomes é mãe de um dos alunos do projeto, para ela as mudanças no desempenho do filho já podem ser vistas.   "Hoje o meu filho já aprendeu a ler, a escrever e até a Matemática que ele não conseguia desenvolver. Depois que ele foi pro Ciranda ele aprendeu muito e eu só tenho a agradecer!", disse.   Para o presidente da ACIB, Ivan Jr., manter o projeto em atividade durante a pandemia é fundamental neste momento em que as aulas presenciais nas escolas da rede pública permanecessem suspensas. " esse é o projeto mais importante da ACIB neste momento de Pandemia, já que as escolas estão afetadas. A ACIB, junto com seus  apaioiadores, executa um projeto de fundamental importância para as crianças da Área Itaqui Bacanga." ,disse.  

SERVIÇO   

O quê? Projeto oferece acompanhamento pedagógico a crianças da Área Itaqui Bacanga

Quem? ACIB e Vale  

Onde? Vila Conceição, Jardim São Joaquim e Ananandiba (Área Itaqui Bacanga, Zona Rural de São Luís)

Quanto? Gratuito 

Informação: Vale-MA 

0 comentários:

Postar um comentário