sexta-feira, 5 de março de 2021

O Centro Estadual de Economia Solidária do Maranhão (Cresol), localizado na Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís, foi inaugurado em junho de 2018, e, além da comercialização de produtos e geração de renda, chega a março de 2021 como espaço de encontro, de organização social e de emancipação das mulheres. É o que afirma Maria Mendes, coordenadora da casa.

“A economia solidária não é apenas a comercialização, ou apenas para gerar renda, é um modo de vida. Nós lutamos contra qualquer tipo de violência doméstica ou violência contra as mulheres. O Cresol é construído basicamente por mulheres, foi uma demanda da sociedade civil, e nossos grupos organizados são grupos de mulheres, artesãs, produtoras”, diz.

Iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), o Cresol tem como objetivo fortalecer os processos de identificação, capacitação e comercialização dos produtos de empreendimentos econômicos solidários do estado.

Segundo a artesã Ione Oliveira, militante da marcha das mulheres, por muitas vezes o Cresol é o único espaço de exposição dos produtos, e muitas mulheres possuem renda exclusivamente do que vendem no local. “Esse é um espaço muito importante para muitas mulheres, não só da capital, mas de todo o estado. Aqui geramos renda e ajudamos as mulheres a se emanciparem. E as mulheres com renda criam coragem para sair do ciclo de violência”.

O Cresol destaca-se também por ter seu processo de gestão compartilhada, onde todas as ações desenvolvidas contam com a participação direta do governo do Estado, da sociedade civil organizada e de pequenos produtores atendidos pela Instituição.

Para a pedagoga e artesã Maria Helena, o espaço é um diferencial na vida dos produtores e artesãos. “A maioria das pessoas que está no trabalho informal, como as artesãs, é mulher. Então, o Cresol tira essas vendedoras da rua, que acabariam jogando um pano na calçada para vender seus produtos, e coloca em um local adequado. Aqui é assim, esse espaço é nosso”.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário