quarta-feira, 31 de março de 2021

Profissionais que atuam em cinco municípios do estado serão capacitados no uso de ferramentas estratégicas e de inovação

O Ministério do Turismo inicia, no próximo dia 13 de abril, o curso “Multimarcas do Empreendedorismo Comunitário no Turismo”. Ofertada de forma gratuita, a qualificação é direcionada ao setor de turismo em seis municípios do Maranhão que integram a Rota das Emoções. O pontapé inicial da qualificação, que é a aula inaugural, ocorreu na última segunda-feira (29.03).

Além da capital São Luís, integram esta região turística no estado do Maranhão os municípios de Barreirinhas, onde estão os Lençóis Maranhenses e o Vilarejo de Atins; Santo Amaro do Maranhão; Araioses; Tutóia; e Paulino Neves. A rota faz parte do programa Investe Turismo, que busca acelerar o desenvolvimento e a promoção de 30 destinos turísticos estratégicos do país.

Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o objetivo do curso é capacitar gestores públicos e privados, além de lideranças comunitárias do turismo maranhense. Ao todo, estão inscritos 40 profissionais após seleção conduzida pela universidade, a partir de requisitos de participação predefinidos, como ter o ensino médio completo e acesso à Internet.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, reforça o compromisso do Ministério do Turismo com a qualificação do setor no país. “Queremos garantir qualidade de oportunidade a todos os profissionais de turismo. Por isso, com base nas necessidades desta rota turística, desenhamos este modelo de capacitação gratuito, o que deve fortalecer o turismo na região”, destaca.

A qualificação é ofertada na modalidade EaD (ensino a distância), com 20 horas de duração. Entre os temas abordados no curso estão o empreendedorismo comunitário, a hospitalidade e ferramentas estratégicas e de inovação.

ROTA DAS EMOÇÕES - A Rota das Emoções conta com atrativos de Sol e Praia, Ecoturismo e Turismo de Aventura. O litoral é próprio para surf, windsurfe e kitesurf, entre outros esportes praticados, inclusive, em lagoas. Engloba, ao todo, 17 municípios localizados nos estados do Ceará (7), Maranhão (6) e Piauí (4), de acordo com o agrupamento previsto no programa Investe Turismo.

No Maranhão, por exemplo, é possível explorar uma extensa área de dunas repleta de lagoas e, ao mesmo tempo, desfrutar de experiências gastronômicas e vivência cultural únicas em comunidades ao redor dos Lençóis Maranhenses. E, ainda, praticar o ecoturismo ao realizar atividades de canoagem, caiaque e esportes à vela em Araioses.

QUALIFICA + TURISMO - Esta qualificação integra o programa Qualifica + Turismo, que busca identificar as reais demandas e necessidades de capacitação nas 30 rotas turísticas estratégicas do país, a partir de um mapeamento produzido pela Universidade de Brasília (UnB), por meio do Centro de Excelência em Turismo da universidade. E, desta forma, é possível oferecer o curso mais indicado a cada uma destas localidades, buscando maior eficiência e engajamento dos profissionais e gestores que atuam no setor.

Informação: Ministério do Turismo

0 comentários:

Postar um comentário