segunda-feira, 15 de março de 2021

A Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, instalou, neste sábado (13), mais um Ponto Limpo na cidade, o quarto desde que a ação de revitalização de áreas degradadas pelo descarte incorreto de resíduos sólidos foi iniciada, há um mês. Desta vez, o espaço que se tornou um canteiro ajardinado está localizado na Avenida Vitorino Freire, na Areinha.

O prefeito Eduardo Braide, que acompanha a atividade desde o início, também foi ao local para entregar o novo espaço à comunidade. Até o fim do ano, cerca de 40 áreas, após mapeamento já realizado, serão recuperadas com a ação Ponto Limpo, que conta com a articulação conjunta de vários órgãos municipais.

O ponto revitalizado na manhã deste sábado integra o canteiro central que divide a avenida. Por muito tempo foi um local em que carroceiros, e até mesmo alguns moradores próximos, descartavam resíduos domésticos e entulhos provenientes da construção civil, atraindo insetos e se tornando, portanto, um ambiente degradado em meio a uma via de intenso fluxo de veículos, poluindo o cenário urbano e contribuindo para os alagamentos em partes da via, uma vez que o lixo se espalhava e entupia os bueiros por onde escoam as águas pluviais.

“Com a ação Ponto Limpo temos recuperado vários espaços que por anos foram considerados terreno para o descarte de lixo. Essa ação serve para conscientizar a população sobre a necessidade de manter as áreas da cidade sempre limpa, colaborando com o serviço público. Por meio dessa ação transformamos áreas degradadas em jardins e, a cada vez que recuperamos um ponto, tornamos São Luís uma cidade mais bonita para todos”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A atividade de recuperação da área para a concretização do Ponto Limpo utiliza de materiais provenientes dos Ecopontos da cidade e do Centro Ambiental Ribeira. Deles provêm pedregulhos da construção civil, como resto de tijolos, blocos de concreto entre outros, e o adubo que se utiliza para manter viva a grama e as mudas que são plantadas para tornar a área verde, própria para um aspecto urbano conservado e que reflete a preocupação de todos para a beleza natural da cidade.

“Esse é o quarto Ponto Limpo que estamos instalando em São Luís. A situação dessa área da Avenida Vitorino Freire era de descarte crônico de lixo, como todos os outros que já recuperamos neste um mês da ação executada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana, conforme determinação do prefeito Eduardo Braide. Para contribuir com essa iniciativa, também estamos trabalhando a questão da educação ambiental, para que as pessoas preservem o ponto revitalizado e não criem outros pela cidade”, frisou o presidente do Comitê de Limpeza, Joabson Júnior.

O projeto faz parte da política de gestão de resíduos sólidos executada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Um total de 41 locais de descarte irregular crônico já foram mapeados e serão revitalizados até o fim deste ano. Para esse semestre, a meta inicial é de que sejam instalados 18 pontos, de modo que, desde o início da ação, todos os sábados têm sido um novo local de descarte de lixo.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário