segunda-feira, 19 de abril de 2021

A unificação de contas dos serviços digitais públicos é uma iniciativa do governo federal para facilitar o acesso do cidadão de maneira segura

A partir de agora, empresas que atuam no setor de turismo e guias de turismo só poderão acessar os sistemas do Ministério do Turismo usando a conta única no gov.br. Entre esses sistemas estão o Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos); o ADS China, para cadastramento de agências para atuar no receptivo de turistas chineses; o Turismo Acessível, de avaliação e consulta de empreendimentos com acessibilidade; além do Código de Conduta, que registra empresas e prestadores de serviços turísticos que se comprometam a adotar ações de prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Desta forma, os sistemas do MTur se juntam a diversos outros serviços digitais do governo federal que já podem ser acessados pelo cidadão por meio de uma conta única. “Com a integração destes quatro sistemas, o Ministério do Turismo conclui mais um dos itens pactuados no primeiro Plano de Transformação Digital e inicia agora a pactuação do segundo ciclo, que contemplará a Secretaria Especial da Cultura”, explica Fernando Dilly, subsecretário de Tecnologia da Informação e Inovação do Ministério do Turismo.

Francisco Chaves, coordenador-geral de Sistemas de Informação destaca o trabalho colaborativo para concluir a integração. “Atuamos de forma conjunta com as áreas finalísticas para possibilitar a integração dos sistemas ao login único, alinhados à diretriz do governo federal, que busca facilitar o acesso do cidadão a diferentes serviços públicos digitais. É uma importante entrega do Ministério do Turismo”, ressaltou.

Para criar o login único é preciso acessar o site do gov.br (clique AQUI para realizar o cadastro), informar alguns dados pessoais, como CPF, nome completo e e-mail, além de seguir as instruções para a finalização do cadastro. (Acesse AQUI para tirar todas as dúvidas do cadastro no gov.br).

CADASTUR – O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos conta hoje com mais de 120 mil empresas e profissionais que atuam no setor. Ao realizar o cadastro, além de cumprir uma exigência legal, o prestador de serviços turísticos ganha maior visibilidade, tendo em vista se tornar uma opção mais segura para o turista na hora de escolher prestadores de serviços turísticos que vão apoiá-lo durante uma viagem.

“Ao estar no Cadastur os empreendedores e guias de turismo passam a contar com diversas vantagens e oportunidades de negócios, como acesso a programas e projetos do Ministério do Turismo, incluindo cursos de qualificação, apoio em feiras e eventos e visibilidade nos nossos canais de divulgação. Sem contar que eles passam a ter acesso a financiamentos exclusivos para o setor de turismo por meio de bancos oficiais”, complementa o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França.

Se o prestador já possui registro no Cadastur e criou uma conta no gov.br, o sistema reconhecerá os dados e os vinculará ao cadastro. Desta forma, será possível acessar o Cadastur e realizar a ação desejada como alterar, renovar ou cadastrar atividades, ​bem como incluir outra empresa a qual pertença. Mas caso ainda não tenha login no Cadastur, após a criação da conta no gov.br o prestador de serviços turísticos estará apto a criá-la. O registro é gratuito, rápido e feito totalmente de forma virtual. Para saber mais, acesse AQUI.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário