domingo, 4 de abril de 2021


* Artigo do governador Flávio Dino

A celebração da Páscoa, neste ano, nos permite reflexões ainda mais profundas sobre fé e perseverança que marcam este período tão relevante ao Cristianismo. A memória do amor de Deus pela humanidade, revelado no sacrifício de Cristo na cruz e sua ressurreição, nos permite um exercício de fé acerca da vitória da vida sobre a morte. Vivemos dias difíceis, de enormes desafios sociais, em que esta fé é o que norteia nossas decisões, para que possamos vislumbrar dias de vitória e superação.

A mensagem divulgada esta semana pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos motiva à vivência da Semana Santa com os cuidados com a vida do próximo, cultivando a perseverança, de modo que a presença amorosa de Cristo Ressuscitado direcione diálogo e solidariedade que contribuam para que o conjunto da sociedade civil vença a pandemia, cuidando-se especialmente dos pobres, enfermos e vulneráveis.

Dia após dia, atuo focado nas maiores tarefas para esse tempo no Brasil: garantia de saúde, comida e trabalho. Assim, estamos lutando arduamente para assegurar um plano de imunização mais efetivo, realizando, inclusive, compras diretas de vacinas com fornecedores externos, para garantir cobertura vacinal ao povo do Maranhão. Também ampliamos leitos hospitalares em diversas regiões, tanto de enfermaria quanto de UTI, com 955 novos leitos exclusivos para tratamento de coronavírus em 2021.

Em outra frente, ampliamos a distribuição de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade, chegando a 370 mil cestas básicas já entregues, e centenas de milhares de refeições servidas diariamente por meio de nossa rede estadual de 55 Restaurantes Populares. Aprovamos os Programas Vale-Gás, por meio do qual vamos beneficiar 115 mil famílias com a entrega gratuita de gás de cozinha, e Minha Casa Melhor, que destina R$ 600 para que famílias de baixa renda de todos os 217 municípios maranhenses possam ter melhor qualidade de vida durante a pandemia.

No âmbito da proteção ao mercado de trabalho, instituímos o Plano Maranhão Forte com diversos investimentos públicos para estimular a geração de emprego, renda e aquecer a economia, neste cenário de dificuldades. Para apoiar as categorias profissionais que precisaram suspender total ou parcialmente suas atividades por conta da pandemia, também instituímos auxílios estaduais, a exemplo de taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativos, e trabalhadores dos setores da cultura, turismo, eventos e catadores de resíduos sólidos.

Firmados nos sagrados ensinamentos de Cristo, seguiremos, com fé e perseverança, cuidando de vidas com responsabilidade. Desejo a todos uma celebração fraterna da Páscoa, com sinceridade e verdade, cultivando a esperança para suplantar a maldade contra a vida, que ainda persiste em nosso país.

“Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado. Por isso, celebremos a festa, não com o fermento velho nem com o fermento da maldade e da perversidade, mas com os pães sem fermento, os pães da sinceridade e da verdade.”
‭‭1 Coríntios‬ ‭5:7b-8

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário