segunda-feira, 5 de abril de 2021

A gestão superior da UFMA esteve reunida, no dia 1º de abril, com o prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio. Estavam presentes, pela UFMA, além do reitor, o vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos, os pró-reitores de Extensão e Cultura, Josefa Bentivi, de Ensino, Isabel Ibarra, de Planejamento, Gestão e Transparência, Walber Pontes, da Ageufma, Fernando Carvalho, além do diretor ddo câmpus de Pinheiro, Alexandre Fonseca, do coordenador do Curso de Medicina, câmpus de Pinheiro, Raimundo Nonato Martins, da Chefe de Gabinete, Marize Aranha, da Superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, do Assessor Institucional, Arkley Bandeira, do Superintendente de Tecnologia da Informação, Anilton Maia, e outros diretores. 

Pela parte da prefeitura, além do prefeito, estavam presentes o Secretário de Saúde, Ted Lobato, o Secretário de Administração e Finanças, Milton Sá, o Secretário de Indústria, Comércio, Energia e Turismo (SMICETUR), Jovane Melo Amorim.

O reitor Natalino Salgado iniciou a reunião, agradecendo a presença dos todos e ao prefeito pela disponibilidade. Um dos pontos fortes da pauta foi a possibilidade de os alunos do curso de Medicina serem aproveitados no combate à Covid-19 no município de Pinheiro. O reitor informou a disponibilidade institucional de a UFMA, câmpus de Pinheiro, estar junto das ações e o prefeito se comprometeu de abrir às possibilidades, dentre as quais a vacinação dos alunos do curso de Medicina que poderiam trabalhar nesta ação.

O secretário de Saúde, Fred Lobato, disse que já está sendo feita uma ação de verificar a abertura de espaço para os estudantes trabalharem na linha de frente da Covid. O Diretor de Graduação da UFMA, Jhonatan Almada, solicitou o apoio da prefeitura para que a Universidade seja uma parceira estratégica para Pinheiro, principalmente no tocante à possibilidade das práticas curriculares e aos estágios no sistema municipal de saúde.

Outras possibilidades de parcerias foram levantadas, como a disponibilização da Diretoria de Tecnologias da Educação (DTED) da UFMA para dar suporte ao ensino EaD para a prefeitura. O secretário de Indústria, Jovane Amorim, externou a expectativa de que as parcerias possam aumentar. “Ficamos felizes com a possibilidade de essas parcerias alcançarem mais setores”, afirmou. O reitor também se colocou à disposição para que essa parceria seja ampliada. “A universidade está de portas abertas para Pinheiro”, concluiu.

O coordenador do curso de Enfermagem, câmpus de Pinheiro, Luís Fernando Bogéa, enfatizou que o curso é protagonista na inserção da UFMA na atenção básica em Pinheiro. Ele pontuou que a Enfermagem tem uma especificidade diferente, em relação ao curso de Medicina, não tendo a preceptoria e sendo os discentes obrigados, estando em campo, a ser acompanhados pelos professores. A preceptoria no curso de Enfermagem esbarra em uma questão legal. “Nós temos uma excelente inserção na rede de saúde e uma excelente relação com a prefeitura. Muitos dos nossos alunos formados estão trabalhando na rede municipal de saúde, o que é muito importante”, pontuou.

O prefeito afirmou que, nos próximos anos, pretende ampliar a rede municipal de saúde.

PARCERIAS - O reitor Natalino Salgado finalizou demonstrando a disposição da Universidade em ampliar as parcerias com o município, inclusive em outras áreas, além da saúde. “O câmpus da UFMA, em Pinheiro, está à disposição da prefeitura para as ações da saúde, assim como o espaço para, se preciso, construir uma Unidade Básica de Saúde”, destacou.

O diretor do câmpus, Alexandre Fonseca, também falou da disponibilidade do câmpus em servir de espaço para vacinação, caso seja necessário. Ele agradeceu as parcerias que já existem entre a UFMA e a Prefeitura de Pinheiro. “Nós temos toda uma estrutura montada para servir à prefeitura, caso ela necessite”, registrou.

A prefeitura ficou de verificar a possibilidade de ser instalado um sistema de vacinação drive thru, no câmpus. A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, também se colocou à disposição para pensar ações da extensão e da cultura para o desenvolvimento do município. Ela aproveitou para apresentar o funcionamento do Programa Máscaras pela Vida, que foi implementado em São Luís, na área Itaqui-Bacanga, por meio de uma parceria público-privado, e que se demonstrou uma ação bastante exitosa.

Informação: UFMA

0 comentários:

Postar um comentário