terça-feira, 27 de abril de 2021

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil, em parceria com a equipe do Relatório Monitoramento Global da Educação (GEM, na sigla em inglês) e o Escritório Regional da UNESCO em Santiago, vai realizar na próxima terça-feira (27), às 10h, o webinar de lançamento do “Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020: inclusão e educação: todos, sem exceção”.

O objetivo deste evento virtual é apresentar as principais conclusões e recomendações da pesquisa e promover no país um diálogo político fundamentado sobre inclusão na educação, sobretudo no contexto da crise causada pela pandemia da COVID-19.

O Relatório GEM 2020 foi produzido pela UNESCO Santiago e o Laboratório de Educação, Pesquisa e Inovação na América Latina e o Caribe (SUMMA), e apresenta uma profunda análise sobre os principais fatores que levam à exclusão de estudantes nos sistemas educacionais de todo o mundo. Além disso, o documento fornece recomendações aos formuladores de política para garantir que crianças e jovens da região possam crescer e se desenvolver em sistemas educacionais mais justos e sustentáveis.   

Segundo dados da pesquisa, em decorrência da pandemia, aumentaram as chances de meninos e meninas abandonarem a escola nos países da América Latina e Caribe. A frequência escolar e as taxas de alfabetização são mais baixas para jovens com deficiência, falantes de línguas indígenas e afrodescendentes.

A probabilidade de afrodescendentes concluírem o ensino médio foi 14% menor do que a de não afrodescendentes no Peru e 24% menor no Uruguai. No Brasil, a proporção de pobreza é de 26% para afrodescendentes e 12% para outros, levando a uma situação de discriminação estrutural dentro e fora das salas de aula.  

“O ensino a distância durante a COVID-19 é um substituto precário para o ensino em sala de aula e os estudantes mais marginalizados ficaram ainda mais para trás. Programas de recuperação serão vitais para ajudar esses estudantes a suprir o atraso. Mas, para saber onde investir esforços, à medida que saímos dessa crise, precisamos identificar os estudantes mais marginalizados, o que requer melhores dados. Os governos devem priorizar isso ao fazer planos para o ano à frente”,

Manos Antoninis, diretor do Relatório GEM

Embora alguns países estejam em transição para a inclusão, percepções equivocadas e segregação ainda são comuns. Cerca de 60% dos países da região têm uma definição de educação inclusiva, mas apenas 64% dessas definições cobrem vários grupos marginalizados, o que sugere que a maioria dos países ainda não adotou um conceito amplo de inclusão.

O Relatório inclui um conjunto de recomendações-chave para a próxima década que ajudarão os países a alcançar os objetivos da Agenda 2030 e apela para que as escolas sejam mais inclusivas. 

Para o webinar de lançamento da próxima terça estão previstos, além da apresentação dos dados da pesquisa, um painel para discussão com especialistas e atores relevantes do país que trabalham para fomentar a inclusão na educação. O evento terá a duração de 90 minutos e será transmitido com audiodescrição e tradução em Libras.

Serviço:

Lançamento do “Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020: inclusão e educação: todos, sem exceção”

Dia: 27/04

Horário: 10h

Acompanhe a transmissão no Canal UNESCO Portuguese no YouTube

Informação: Nações Unidas 

0 comentários:

Postar um comentário