segunda-feira, 26 de abril de 2021

SÃO LUÍS – Tendo em vista os desafios gerenciais enfrentados pelo Senac em nível nacional diante dos impactos da pandemia do coronavírus nas atividades da Instituição, e considerando a crescente necessidade de incorporação de modelos digitais de produção e distribuição de produtos e serviços, foi lançado pelo Senac Nacional, o Programa Extraordinário de Fomento à Modernização do Senac. No Maranhão, o lançamento oficial aconteceu na manhã da última terça-feira, 20, e contou com a participação do Presidente do Conselho Regional do Senac, e do Sistema Fecomércio no Maranhão, José Arteiro da Silva, do Diretor Regional do Senac, José Ahirton Batista Lopes, e da diretora de Educação Profissional, Daniela Nogueira.

Durante o lançamento, que ocorreu de forma remota, os gerentes das unidades educacionais do Senac em todo o Estado puderam apresentar demandas de modernização de acordo com as especificidades de cada cidade. O investimento do programa vai atender as instalações do Senac nas cidades de São Luís (incluindo Restaurante Escola), Imperatriz, Caxias, Bacabal, Santa Inês, Pinheiro, Balsas e Timon.

De acordo com o Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes, a iniciativa reafirma o compromisso da Instituição em se manter sempre alinhada às demandas atuais de mercado e ao desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras. “Estamos muito otimistas com os resultados que teremos com a realização do Programa de Modernização do Senac, pois sabemos da importância de possibilitar aos alunos cursos de qualificação profissional em ambientes de aprendizagem totalmente adaptados às novas tecnologias, facilitando o ensino, desenvolvendo competências, e atendendo às expectativas do mundo do trabalho”, destacou.

O Programa compreende duas linhas de investimento, uma delas, a Inovação Educacional, é focada em salas de aula inovadoras, tecnologias educacionais – com ênfase em objetos digitais de aprendizagem, a fim de proporcionar maior sustentação à implementação de educação flexível – e demais projetos inovadores. A segunda linha trata-se da Modernização das Unidades do Senac, no que diz respeito aos projetos voltados à equalização da infraestrutura (projetos de engenharia e arquitetura, obras civis, fiscalização, mobiliário e equipamentos).

No que diz respeito à implantação de salas de aula inovadoras, o Senac vai adotar ambientes educacionais que permitam múltiplas configurações e promovam, por meio do acesso a recursos variados, a integração entre metodologia, tecnologia e espaço. Esses espaços facilitam o desenvolvimento de competências e as experiências de ensino e aprendizagem mais ativas. O projeto espelhou-se em modelos de diversas instituições nacionais e internacionais como as Salas de Aula do Futuro (Future Classroom Lab – FCL), os espaços colaborativos de aprendizagem do Tknikam, o Projeto Nave (Núcleo de Aceleração e Valorização da Estácio), e a Sala de Aula Experimental do Senac em São Paulo.

Todo o trabalho contará ainda com recursos destinados à capacitação de instrutores e equipes pedagógicas, no intuito de garantir a melhor implementação das iniciativas. A ideia é que, ainda no primeiro semestre deste ano, o Programa seja executado em todas as unidades educacionais do Senac.

Informação: Senac

0 comentários:

Postar um comentário