quarta-feira, 5 de maio de 2021

Entre outras apresentações, programação do Museu da Língua Portuguesa traz a relação entre funk e literatura e as variedades no falar dos brasileiros

Oque Brasil, Portugal e Angola podem ter em comum? Se você pensou na língua portuguesa, acertou. O idioma, falado por cerca de 265 milhões de pessoas ao redor do mundo, tem na data de 5 de maio, a celebração do seu dia internacional. Instituída pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a data vem para destacar a importância do quinto idioma mais falado no mundo e o mais falado no hemisfério Sul, além das culturas lusófonas.

Aqui no Brasil, para celebrar a data, o Museu da Língua Portuguesa está proporcionando aos brasileiros desde a última segunda-feira (03.05) uma série de atividades gratuitas, incluindo a exibição de lives e vídeos. Entre as atividades, está o encontro virtual com os escritores de três países que têm o português como o seu dialeto: Mia Couto (Moçambique), José Eduardo Agualusa (Angola) e Inês Pedrosa (Portugal). Além disso, a instituição realizará o encontro de criadores de conteúdo no Instagram que desafiam os preconceitos ao funk e mostram sua relação com a literatura no dia a dia.

Para marcar a data de hoje, os internautas poderão conferir uma performance exclusiva do cantor e compositor Tom Zé. Encerrando a programação do dia, a cantora Maria Bethânia proclamará canção por meio de vídeo gravado com exclusividade para o Museu da Língua Portuguesa.

Ainda durante a semana, cerca de 160 pessoas poderão assistir presencialmente à exposição temporária de reabertura do Museu, Língua Solta, com curadoria de Fabiana Moraes e Moacir dos Anjos. A exposição é composta por uma série de objetos que intercalam seus significados no uso das palavras, como itens da arte popular e contemporânea, levando o público a pensar nessa divisão e em outros entendimentos possíveis para o mundo.

Esta é a quinta edição da programação comemorativa pelo Dia Internacional da Língua Portuguesa. Desde o ano passado, com as medidas de isolamento social, a programação cultural migrou para o ambiente virtual, que proporcionou também uma conexão mais ampla com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário