quinta-feira, 20 de maio de 2021

19ª edição da Semana Nacional dos Museus traz cerca de 1.700 eventos em 660 instituições de norte a sul do país

Guardião da cultura, história e da arte de diversos povos, os museus de todo o mundo celebraram nesta terça-feira (18.05) o seu dia. No Brasil, a data é marcada por um conjunto de oficinas, exposições, shows musicais e palestras que serão realizadas durante a 19ª Semana Nacional dos Museus. Com o tema “O Futuro dos Museus: Como Imaginar e Recuperar”, os eventos são coordenados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e buscam promover um maior interesse da população por estes estabelecimentos no país. Ao todo, 1.700 eventos acontecerão durante a semana em 660 museus.

Para começar, os internautas poderão conferir na próxima quinta-feira (20.05) um vídeo da série musical Quintas Concertantes com o recital do violinista Álisson Berbert. Fruto de uma parceria entre o Museu Villa-Lobos e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), o recital apresentará os Caprichos para violino solo de Marcos Salles e cinco prelúdios da série.

No Amazonas, nove museus estão participando dessa celebração. Eventos como as palestras “Arqueologia e Museus em contexto de pandemia: o que esperar para o futuro?”; e “Recuperar e reimaginar: a História recente da numismática no Amazonas” poderão ser conferidas no canal do Youtube da Secretaria de Cultura do estado. Além disso, os gestores locais lançarão o roteiro virtual “Acervo Cultural” para conhecer o acervo histórico do Teatro Amazonas.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, reforça a importância da cultura para impulsionar as viagens de brasileiros e estrangeiros. “O Brasil é o nono país em atrativos culturais segundo o Fórum Econômico de Davos e foi a motivação de 13,4% dos turistas internacionais que desembarcaram no Brasil em 2019, então vemos que o potencial desse turismo é alto e será fundamentam para a retomada das nossas atividades e recuperação econômica”, avaliou.

ATRATIVOS - No Nordeste, o Museu Histórico de Campina Grande (PB) prepara a partir de hoje um ciclo de Aulas-Espetáculos sobre o futuro dos museus. Em Recife (PE), o Centro Cultural Cais do Sertão exibirá o Programa Conexão Cais, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc. No Centro-Oeste, o Museu dos Correios, em Brasília (DF), fará um tour virtual pela calçada do Museu Correios apresentará os 4 painéis de vidrotil realizados pela artista plástica Martha Poppe. O conjunto conta a história e o desenvolvimento dos Correios no Brasil.

No Sudeste do País, os internautas poderão conferir no Museu da Inconfidência, em Minas Gerais, a apresentação de escultura de Aleijadinho e a divulgação de uma série de vídeos institucionais que contam a história do Museu e de cada uma das salas da Exposição de Longa Duração. Já no Sudeste, o Museu Imperial traz a exibição de lives sobre o acervo da instituição e a realização de um curso de atualização para Guias de Turismo cadastrados no Cadastur, do Ministério do Turismo.

Acompanhe toda a programação da semana e veja quais museus estão participando aqui

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário